Saúde e Educação fazem um mutirão oftalmológico para crianças do 1º ano

O programa Visão do Futuro, uma parceria entre as pastas de Educação e Saúde do Estado, oportuniza consultas oftalmológicas e óculos às turmas de primeiro ano do ensino fundamental da rede estadual. Em Marília, a triagem já identificou 90 alunos com dificuldade de enxergar e houve mutirão ontem. Após a definição do grau, as crianças escolheram a armação que mais gostam. Ainda restam quatro escolas

O programa Visão do Futuro, uma parceria entre as pastas de Educação e Saúde do Estado, oportuniza consultas oftalmológicas e óculos às turmas de primeiro ano do ensino fundamental da rede estadual. Em Marília, a triagem já identificou 90 alunos com dificuldade de enxergar e houve mutirão ontem. Após a definição do grau, as crianças escolheram a armação que mais gostam. Ainda restam quatro escolas, com agendamento para junho.
De acordo com os coordenadores da Diretoria Regional de Ensino de Marília, Maciel Redigolo e Daniela Ortega, todas as crianças de primeiro ano do fundamental da rede estadual serão triadas. O objetivo é uma avaliação inicial para identificar suspeita de dificuldade em enxergar.
Na abrangência da Diretoria Regional de Ensino há dez escolas que têm primeiro ano (a maior parte dessas turmas está em escolas municipais), todas localizadas em Marília e distritos.
A triagem já atingiu seis escolas e 90 crianças foram triadas para a consulta oftalmológica e recebimento dos óculos, caso a necessidade tenha sido confirmada. Os alunos das outras quatro escolas terão o agendamento para o dia 4 de junho.
As 90 crianças triadas inicialmente foram agendadas para um mutirão, ontem, no Ambulatório de Oftalmologia da Famema, que fica localizado dentro do Hospital São Francisco. Elas foram com os pais ou responsáveis para a escola que estudam. O Estado fez o transporte de ida e volta das famílias para o serviço de saúde, e entregou um kit lanche para cada uma, contendo fruta, achocolatado, suco, pão, bolinho e biscoitos.
Após a consulta, as crianças com necessidade confirmada de uso de óculos puderam escolher a sua armação. Elas receberão os óculos com as lentes apropriadas assim que estiverem prontos. Houve faltas e será feita uma tentativa de encaixe dos ausentes na segunda etapa do mutirão.