Singapore é a melhor aérea do mundo. Azul fica em 7º

O Tripadvisor anunciou a lista com as dez melhores empresas aéreas, de acordo com a avaliação dos usuários do portal.

 

O Tripadvisor anunciou a lista com as dez melhores empresas aéreas, de acordo com a avaliação dos usuários do portal. A Singapore Airlines, pelo segundo ano consecutivo, ficou no topo do ranking. Qatar e Eva Airways aparecem na segunda e terceira colocação, respectivamente. A Azul foi a única empresa aérea brasileira na lista das dez melhores, em 7ª lugar.

O Tripadvisor também premiou as melhores companhias em quatro classes de serviço. A Emirates venceu na categoria First Class e Qatar foi eleita a empresa com a melhor Business Class. Nas classes Premium Economy e Economy as empresas Air New Zealand e Singapore, respectivamente, foram as vencedoras.

1 - Singapore Airlines, 2 - Qatar Airways, 3 - Eva Air, 4 - Emirates, 5 - Japan Airlines, 6 - Southwest Airlines, 7 - Azul, 8 - Air New Zealand, 9 - Jet 2 e 10 - Ana (All Nippon Airways) são as dez melhores aéreas, segundo o Tripadvisor.

 

Aeroportos do interior de São Paulo

mudam horário de funcionamento

Os atuais 20 aeroportos administrados pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) vão mudar seus horários de funcionamento. O novo horário de comerciais será das 6h à 0h, a partir de 1° de maio.

A nova medida é uma das ações que fazem parte dos procedimentos finais do programa de desestatização conduzido pelo governo paulista a fim de ceder a iniciativa privada seus aeroportos.

A decisão inclui os aeroportos de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araçatuba, Avaré, São Manoel, Registro, Andradina, Presidente Epitácio, Assis, Dracena, Tupã, Araraquara, Franca, São Carlos, Sorocaba, Penápolis e Votuporanga.

Segundo o Daesp, o novo horário segue o praticado pelo aeroporto de Congonhas, na capital paulista. As empresas estão sendo informadas da medida, que foi aprovada pela Anac. Fora do novo horário, os aeroportos poderão receber voos desde que agendados e autorizados pelos órgãos competentes.

 

Mala de mão em excesso poderá

ser barrada em voos domésticos

Desde que foi autorizada acobrança de despacho de bagagens em voos domésticos, as companhias aéreas nacionais vêm se queixando dos transtornos causados por passageiros que exageram no tamanho da mala a bordo. Esse desconforto, porém, pode estar com os dias contados.

A Abear, associação que defende os interesse das principais empresas da aviação comercial no Brasil, começou a fiscalizar, desde a última quarta-feira (10), as malas com as quais os passageiros embarcarão. O monitoramento acontecerá antes mesmo da etapa do raio-X.

Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. Já a partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

No total, 15 aeroportos brasileiros participam desta iniciativa (veja na lista a seguir). Na fase de implementação, foram divididos três grupos com início entre os dias 10 e 24 deste mês.

MEDIDA PERMITIDA

A Abear segue os padrões da Iata em relação à bagagem a bordo, que exigem a medida máxima de 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

AEROPORTOS E DATAS DE INÍCIO

10 de abril: Aeroporto de Brasília; Aeroporto de Curitiba, Aeroporto de Campinas-SP, Aeroporto de Natal. Período de orientação ao passageiro: até 24 de abril. Início da triagem: 25 de abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte), Aeroporto de Fortaleza, Aeroporto do Recife, Aeroporto de Salvador, Aeroporto de Belém. Período de orientação ao passageiro: até 1º de maio. Início da triagem: 2 de maio.

24 de abril: Aeroporto de Goiânia, Aeroporto de Porto Alegre, Aeroportos de Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Aeroportos Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro). Período de orientação ao passageiro: até 12 de maio. Início da triagem: 13 de maio.