“Urubus no Ar” discute as relações humanas e as disputas de poder, no Sesi

O Teatro do Sesi Marília recebe hoje e amanhã, às 20 horas, o espetáculo Urubus No Ar, dirgido por Silvia Godoy e Ronaldo Robles, que também fazem parte do elenco ao lado de Rafael Soares e Charles Krai.

O Teatro do Sesi Marília recebe hoje e amanhã, às 20 horas, o espetáculo Urubus No Ar, dirgido por Silvia Godoy e Ronaldo Robles, que também fazem parte do elenco ao lado de Rafael Soares e Charles Krai.

O teatro de sombras instiga o fascínio do público com seus enredos policiais, sua denúncia à hipocrisia e à corrupção embutida nos valores sociais.

No enredo, dois mortos e um segredo roubado. O réu aguarda sua sentença. Corrupção, farsa, assassinato e traição, em um espetáculo marcado por ser o retrato da fraqueza do homem que, na ânsia pelo poder, manipula tudo – inclusive quem está assistindo. No palco, as sombras revelam a miséria do coração das pessoas, as disputas de poder e a essência das relações humanas. Os elementos da estética cinematográfica dos film noir e dos quadrinhos de Will Eisner alimentam a trama e a imaginação dos espectadores.

Film Noir foi um termo criado por críticos franceses e deriva dos romances de suspense da época da Grande Depressão e da estética dos filmes de terror da década de 1930. A narração em off, o uso de flashbacks e a iluminação com forte influência do expressionismo alemão, que proporciona contraste e destaque às sombras, são os elementos presentes em Urubus No Ar, que lembram o estilo noir.

Oficina Laboratório Cinema Vivo

A Cia Quase Cinema traz ainda a oficina Laboratório Cinema Vivo para completar a experiência. A aula acontece neste sábado (13), das 14h às 17h.  

Os artistas da Cia Quase Cinema desenvolvem um trabalho que pesquisa o teatro de sombras e seu alcance como possibilidade estética e poética da imagem num diálogo com a dança, cinema, artes visuais e performance.

O encontro neste laboratório tem como objetivo o compartilhamento da descoberta sobre o que podemos fazer com as sombras no teatro. Os participantes terão acesso a informações sobre a história do teatro de sombras e pré-cinema, a sombra e luz como elemento lúdico e poético, a criação de silhuetas, sombra corpórea e de objetos e a trilha sonora no teatro de animação.

Voltada para crianças, adolescentes, artistas pesquisadores e professores, a oficina tem duração de 3 horas. As inscrições podem ser feitas  no site www.sesisp.org.br/meu-sesi, onde os ingressos para o espetáculo podem ser reservados.

Entrada gratuita - Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo. Com capacidade para 130 lugares (4 para cadeirantes), o Teatro do Sesi está localizado na Avenida João Ramalho, 1306. Mais informações: tel. 3401-1500.