Unesp promove XIV Semana da Mulher dias 9, 10 e 11

A Unesp de Marília promove dias 9, 10 e 11 a XIV Semana da Mulher, um evento de natureza acadêmico-científico, multidisciplinar, que tem como objetivo apresentar e debater estudos sobre a temática da mulher e das relações sociais de gênero. O público alvo são estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Unesp, de outras instituições de Ensino Superior, professores de todos os níveis

A Unesp de Marília promove dias 9, 10 e 11  a XIV Semana da Mulher,  um evento de natureza acadêmico-científico, multidisciplinar, que tem como objetivo apresentar e debater estudos sobre a temática da mulher e das relações sociais de gênero.
O público alvo são estudantes dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Unesp,  de outras instituições de Ensino Superior, professores de todos os níveis de ensino e comunidade em geral.
Em 2019 o tema do evento será “Direitos Humanos das mulheres e LGBTI, Educação para Igualdade de Gênero Vs ‘Ideologia de Gênero’”, abordando a temática tanto no plano nacional quanto internacional. Com mesa redonda, comunicação científica e mini cursos, a semana vai ressaltar a importância do papel político dos movimentos feministas e da teoria feminista no sentido de desvelar a cultura da desigualdade, que também leva à violência que vitimiza muitas mulheres e LGBTs.
Além de apontar que este problema social é um problema de Estado e de desrespeito aos direitos humanos das mulheres e da população LGBT. A Semana da Mulher pretende refletir sobre as políticas públicas de combate à violência bem como sobre políticas educacionais voltadas às relações sociais de gênero, sobre a cultura e pensar quais foram os avanços em termos de direitos das mulheres na sociedade em geral com enfoque para a diversidade do ser mulher no Brasil e na Argentina.
O evento tem realização e apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-Unesp de Marília e PROEX- Pró-Reitoria de Extensão da Unesp. No dia 8 (segunda-feira) às 19h30 acontece uma mesa redonda pré-evento sobre “Direitos Humanos, gênero e educação: práticas pedagógicas”, com as expositoras Vanilda Lima, Luceli Calle, Elói Maia Oliveira  e coordenação de Maria de Fátima Oliveira.
A programação científica acontece dia 9 a partir das 14h. Ás 19h o evento será aberto com o diretor do campus de Marília da Unesp, Marcelo Navega, a diretora de Ensino de Marília, Cilmara Carreiro Piza, o secretário municipal da Educação, Elter Bochi e a professora Maria Valéria Barbosa, do Núcleo de Direitos Humanos. Até dia 11 acontecem várias atividades como minicursos, mesa redonda, conferências, comunicação científica e atividades culturais. A programação completa pode ser conferida no site da Unesp www.marilia.unesp.br/eventos.