Fraldas para pacientes continuam em falta

O desabastecimento de fraldas geriátricas na rede básica afeta os pacientes cadastrados para o recebimento e não há, por enquanto, prazo para normalização. O cuidador Emerson Silva é responsável pela mãe, acamada há cinco anos em função de um AVC (acidente vascular cerebral), e há mais de três meses ele não consegue nenhum pacote pelo SUS. A família de Emerson vive em grande escassez financeira e

O desabastecimento de fraldas geriátricas na rede básica afeta os pacientes cadastrados para o recebimento e não há, por enquanto, prazo para normalização.
O cuidador Emerson Silva é responsável pela mãe, acamada há cinco anos em função de um AVC (acidente vascular cerebral), e há mais de três meses ele não consegue nenhum pacote pelo SUS.
A família de Emerson vive em grande escassez financeira e há mais de três meses ele volta de mãos vazias da unidade de saúde do seu bairro. “As fraldas sempre foram entregues em quantidade pequena e sempre preciso de doações para complementar a quantia que minha mãe precisa. Mas há mais de três meses não consigo nenhum pacote pelo SUS”.
A mãe dele não tem aposentadoria nem benefício do INSS. “Estamos aguardando a perícia do INSS há quase um ano e sem as fraldas pelo SUS dependemos de doações”. O telefone de contato é 99782-8788.
A Secretaria Municipal da Saúde informa que o Pregão Eletrônico nº 003/2019, para registro de preços pelo prazo de 12 meses, visando aquisição de fraldas geriátricas, encontra-se em fase final.
Haverá prazo legal para recurso das empresas e, em seguida, a homologação. “Com a homologação do certame, o Município solicitará pedido imediato, visando regularizar o fornecimento”, afirmou a Prefeitura.
A Secretaria da Saúde ressaltou, como já foi informado no início deste ano, que os transtornos referentes a este insumo, relatados por usuários, decorrem do não fornecimento pela empresa que venceu o processo anterior.
“O Município tomou todas as medidas judiciais cabíveis. Há, inclusive, processo instaurado na Corregedoria Geral do Município, a fim de que sejam aplicadas as sanções pertinentes”, informou a Administração.