Santa Casa confirma campanha de doação de sangue

No ano em que comemora 90 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Marília promove Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). De 22 a 27 de abril, das 7h às 13h, as coletas de sangue estarão sendo realizadas na unidade da rua Lourival Freire, 240 (bairro Fragata, ao lado do Fórum de Justiça). Para definir os detalhes para a ca

No ano em que comemora 90 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Marília promove Campanha de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro da Famema (Faculdade de Medicina de Marília). De 22 a 27 de abril, das 7h às 13h, as coletas de sangue estarão sendo realizadas na unidade da rua Lourival Freire, 240 (bairro Fragata, ao lado do Fórum de Justiça). Para definir os detalhes para a campanha, foi realizada reunião na Diretoria da Santa Casa, com a presença de membros do Comitê Organizador dos 90 Anos e da Agência Transfusional do hospital filantrópico. Representando o Hemocentro, estiveram no encontro a assistente social do setor de captação de doadores Lucimara Custódio e a enfermeira de atenção ao doador Karen Yamashita.
“Necessitamos de doações e campanhas como esta são muito importantes para mantermos o nosso estoque para o fornecimento de sangue aos hospitais da cidade”, enfatizou Lucimara Custódio. Com a Campanha de Doação de Sangue, a Santa Casa pretende mobilizar funcionários para que doem sangue e também sejam multiplicadores de informações sobre a importância do ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (sendo que com 16 e 17 anos é preciso estar acompanhado de responsável legal e com mais de 60 anos não é permitido doar sangue pela primeira vez), não ter ingerido nenhum medicamento e apresentar documento com foto emitido por um órgão oficial válido em todo o território nacional.
Algumas recomendações para o doador de sangue são: não fazer a doação em jejum, repousar no mínimo seis horas, não ingerir bebidas alcoólicas antes e depois da doação e evitar a ingestão de alimentos gordurosos.
Não podem doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas que estão com doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Hepatites, Sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; e quem teve relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual nos últimos 12 meses.
Nos dias da campanha promovida pela Santa Casa de Marília, decoração especial será feita no Hemocentro com banners e bexigas. Os doadores vão receber pão de mel com um cartão comemorativo dos 90 anos do hospital como reconhecimento à adesão. Mais informações podem ser obtidas no site: www.famema.br/hemocentro. O e-mail é doador@famema.br e o telefone para mais informações (14) 3402-1851.