HBU adquire equipamento que reduz a queda de cabelo durante a quimioterapia

Único na região de Marília, aparelho deve ser usado durante as sessões de quimioterapia, como forma de reduzir os danos causados no couro cabeludo Pacientes que estão passando por tratamento na UQ (Unidade de Quimioterapia) do HBU (Hospital Beneficente Unimar) têm mais uma opção para manter a qualidade de vida e reduzir os impactos da quimioterapia no organismo. O HBU adquiriu um equipamento que

Único na região de Marília, aparelho deve ser usado durante as sessões de quimioterapia, como forma de reduzir os danos causados no couro cabeludo

Pacientes que estão passando por tratamento na UQ (Unidade de Quimioterapia) do HBU (Hospital Beneficente Unimar) têm mais uma opção para manter a qualidade de vida e reduzir os impactos da quimioterapia no organismo. O HBU adquiriu um equipamento que ajuda a reduzir a queda de cabelo, um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia.
A superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, destaca que o objetivo é garantir a qualidade de vida dos pacientes. “Nós fomos buscar o que há de melhor para os nossos pacientes, para que ele não precise sair de Marília e ir aos grandes centros, para ter esse atendimento”, destacou. Segundo Márcia, a aquisição do equipamento vem ao encontro da proposta do hospital, que é fazer o atendimento integral dos pacientes. “Nós estamos cumprindo com a nossa missão, que é atender de forma integral os pacientes que procuram o Hospital Beneficente Unimar”, explicou.
O oncologista clínico Sérgio Luís Afonso destaca que o equipamento auxilia na redução da queda de cabelo dos pacientes. Ele explicou que o câncer ainda é responsável por alto índice de mortalidade no Brasil e no mundo. “Porém, houve grandes avanços, com novas técnicas, equipamentos, diagnóstico precoce, biologia molecular e medicamentos contra o câncer”, ressaltou.
Afonso aponta que, apesar disso, os efeitos colaterais se tornam importantes para os pacientes. E um destes efeitos é a queda de cabelo, ou alopecia, com poucas opções de tratamento. Em Marília essa situação vai ser atenuada, com a chegada do equipamento que reduz esse efeito colateral. “O setor de oncologia do Hospital Beneficente Unimar, procurou trazer esta tecnologia para melhores resultados, com o objetivo de tratamento integral do paciente oncológico, estando já disponível para os pacientes”, ressaltou.
A UQ do HBU conta com equipe multiprofissional e multidisiciplinar, com a finalidade de oferecer a melhor qualidade de vida aos pacientes, reduzindo os efeitos colaterais da quimioterapia.

COMO FUNCIONA
O tratamento para reduzir a queda de cabelo deve ser feito juntamente com as sessões de quimioterapia. Afonso explica que o paciente coloca a touca por cerca de 30 minutos antes da quimioterapia e permanece com ela por cerca de 1h ou 2h depois. O número de sessões é o mesmo da quimioterapia. “O tratamento não pode ser feito por quem já começou a quimioterapia, pois o resultado não será satisfatório”, ressaltou.