HC/Famema entrega novo tomógrafo à população

O HC/Famema inaugurou o espaço de instalação do novo tomógrafo computadorizado do Hospital das Clínicas. Uma cerimônia com autoridades da instituição foi realizada na última quinta-feira. Mais moderno, o equipamento possui 16 canais, dez a mais que os anteriores, o que interfere diretamente na velocidade e precisão dos exames. Com a modernização tecnológica, o tomógrafo novo permite mais exames em

O HC/Famema inaugurou o espaço de instalação do novo tomógrafo computadorizado do Hospital das Clínicas. Uma cerimônia com autoridades da instituição foi realizada na última quinta-feira. Mais moderno, o equipamento possui 16 canais, dez a mais que os anteriores, o que interfere diretamente na velocidade e precisão dos exames.
Com a modernização tecnológica, o tomógrafo novo permite mais exames em menor tempo e com mais qualidade. Outro diferencial está no peso suportado, permitindo exames em pacientes de até 200 quilos, enquanto os antigos suportam no máximo 120 quilos.
O novo tomógrafo já foi instalado, adquirido no final do ano passado por R$ 1,130 milhão. Foram realizados testes, treinamento com as equipes do setor e a vistoria pela empresa terceirizada para emissão de Laudo Técnico e Radiométrico, entretanto será necessário aguardar a emissão da Licença de Funcionamento pelo Órgão Responsável, para a liberação e utilização do equipamento.
Com o recebimento do novo aparelho, o HC/Famema contará com três tomógrafos, mas atualmente, um deles, o mais antigo, está quebrado, aguardando o recebimento de peça para reparo.
“O novo tomógrafo é uma grande conquista para a população de Marília e região, pois melhorará a acessibilidade ao serviço e agilizará o processo para a realização dos exames. Com o novo equipamento poderemos oferecer serviço de mais qualidade aos que necessitam”, considerou a superintendente do HC/Famema, Paloma Aparecida Libanio Nunes.
O espaço onde está instalado o novo tomógrafo foi estruturado dentro do Serviço de Imagem do Hospital das Clínicas. Na cerimônia de inauguração compareceram, além da superintendente, o diretor geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz, o presidente da Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília), José Carlos Nardi, o diretor da Famamr (Fundação de Apoio a Faculdade de Medicina de Marília), Igor Ribeiro de Castro Bienert, e o diretor clínico dos hospitais do HC/Famema, João Alberto Salvi. 
No evento, o médico Eduardo Akuri representou a disciplina de Radiologia da Famema e o funcionário Márcio Rogério de Oliveira de Freitas, a AFFUMES (Associação dos Funcionários). Residentes da Radiologia e funcionários do Serviço de Imagem também prestigiaram a solenidade.