ADVERSÁRIO DO MAC: Itararé fez seu 4º retorno ao profissionalismo há 2 anos

Na “Bezinha” de 2018, clube ficou entre os oito primeiros colocados de 40 participantes

A Associação Atlética Itararé é uma das cinco adversárias do Marília Atlético Clube (MAC) na 1ª fase do Campeonato Paulista da 4ª Divisão (Sub-23), que começa no dia 6 de abril. O rival do ‘Grupo 4’ está 286 quilômetros de distância e apesar de ser dois anos mais velho que o Alviceleste, com 68 anos de fundação, foi disputar sua primeira competição profissional da Federação Paulista de Futebol (FPF) em 1986, quando não passou da 1ª fase do estadual que hoje é chamado de Série A-3.

Em 1987 o Itararé ficou licenciado e voltou na temporada seguinte para participar do Paulista da 4ª Divisão, em que não passou da 1ª fase e novamente encerrou suas atividades. O segundo retorno ao profissionalismo aconteceu em 1991, de novo na 4ª Divisão e dessa vez o clube conquistou uma das quatro vagas de acesso. Em 1992 e 1993 o time disputou a Série A-3, porém no ano seguinte pediu licença das atividades novamente.

O Itararé só faria seu terceiro retorno ao futebol profissional em 2000, na extinta Série B2 (5ª Divisão), não passando da 1ª fase. Com o aumento de mais uma série no estadual pela Federação, o clube disputou a Série B3 (6ª Divisão) nas duas temporadas seguintes, sendo que em 2002 foi vice-campeão e voltou para a B2. Em 2004, outro vice-campeonato e acesso garantido. O clube deveria ter subido para a 4ª Divisão, mas como houve algumas mudanças nas divisões feitas pela Federação, o Itararé foi beneficiado e foi colocado na Série A-3.

Todavia, em 2006 a agremiação foi rebaixada e pediu licença na FPF. O quarto retorno só ocorreu há dois anos. Em 2017, o Itararé não passou da 2ª fase da “Bezinha” e na temporada passada acabou em 8º lugar (foi até a 3ª fase). Em 2019, o Marília enfrentará na 1ª fase do estadual: Itararé, Assisense, Vocem/Assis, Santacruzense e Elosport/Capão Bonito. Todos vão jogar entre si em dois turnos e somente os quatro primeiros colocados seguem na competição.