Aluno de Medicina Veterinária realiza intercâmbio em Universidade no Chile

Renan Silva de Rossi, acadêmico do 4º ano de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) irá cursar seis meses de graduação, com foco nas disciplinas de agricultura, na Universidade André Bello, no Chile. Ele, que buscava pela internacionalização desde setembro do ano passado, recebeu a carta de aprovação e está ansioso para chegar ao campus na cidade de Viña Del Mar. Para Renan, é

Renan Silva de Rossi, acadêmico do 4º ano de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) irá cursar seis meses de graduação, com foco nas disciplinas de agricultura, na Universidade André Bello, no Chile.
Ele, que buscava pela internacionalização desde setembro do ano passado, recebeu a carta de aprovação e está ansioso para chegar ao campus na cidade de Viña Del Mar.
Para Renan, é uma oportunidade que veio somar com todo conhecimento adquirido na Universidade de Marília. “A internacionalização com toda a certeza irá complementar a minha graduação. Eu escolhi uma área, dentro da Medicina Veterinária, que vai complementar muito a carreira que quero seguir e esta temporada vai agregar ao meu currículo”, comenta.
Ainda segundo Renan, ele sempre sonhou em realizar uma especialização no exterior e ao conhecer os programas oferecidos pela Universidade, procurou o Departamento de Relações Internacionais (DRI) e com auxílio da equipe conquistou a vaga para o intercâmbio.
“A Unimar foi essencial neste processo, na verdade sem a Instituição este sonho não seria possível. Agora eu estou nervoso, mas alegre e ansioso ao mesmo tempo. Tenho certeza que será um processo muito importante, que poderei compartilhar com os colegas e docentes”, finaliza.
O docente Fábio Manhoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária, ressalta que a internacionalização tem beneficiado os alunos.
“A internacionalização é um processo extremamente importante para o ensino, há recomendações do MEC, da CAPES e do Conselho de Medicina Veterinária porque é uma oportunidade de ampliar os horizontes do conhecimento das Instituições no Brasil e no exterior. É uma alegria entregar o Renan a uma Universidade parceira no Chile, ele é merecedor e estaremos muito bem representados”, comemora Fábio Manhoso.
Ainda segundo Fábio, outros acadêmicos irão representar a Unimar em importantes processos internacionais.
“Seis pesquisas, de acadêmicos da Unimar, foram aprovadas para participar do 35º Congresso Mundial de Medicina Veterinária, que será realizado na cidade de San José, na Costa Rica, entre os dias 27 e 30 de abril. E no segundo semestre, duas acadêmicas embarcam para os Estados Unidos para a realização de estágio curricular obrigatório”, ressalta o coordenador. 
Estes intercâmbios são proporcionados aos acadêmicos e egressos da Unimar, através do Departamento de Relações Internacionais (DRI). De acordo com a Coordenadora do DRI, a docente Walquíria Martinez, o processo oferece uma troca de conhecimentos.
“O aluno que participa da internacionalização adquire conhecimento, mas leva também o que aprendeu e conquistou na graduação na Unimar, é uma troca essencial e enriquecedora. O aluno que tem condições do processo de intercâmbio verá como é excelente”, comenta.
Para mais informações sobre a internacionalização, o interessado deve entrar em contato com o DRI, no bloco 1, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 22h00 ou através do número 14 2105-4000.