VOLTA AO MUNDO - Nelci Seibel - Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras

Turistas em Joinville - Porta de entrada de Santa Catarina e rota obrigatória para o litoral norte do Estado, Joinville também é ponto de parada e hospedagem para os turistas que têm as praias como destino de férias.

Turistas em Joinville

Porta de entrada de Santa Catarina e rota obrigatória para o litoral norte do Estado, Joinville também é ponto de parada e hospedagem para os turistas que têm as praias como destino de férias. A localização estratégica, a completa infraestrutura de comércio e serviços, as tarifas competitivas da rede hoteleira e os atrativos das áreas urbana, rural e náutica são alguns dos fatores que a cada ano trazem maior número de visitantes à cidade durante a alta temporada. Uma amostra da movimentação é registrada nas Centrais de Atendimento ao Turista (CATs), instaladas em locais estratégicos: no Pórtico da Rua 15 de Novembro, no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola e no Parque Zoobotânico.

Este é um dos locais mais movimentados da região por ser o acesso ao Mirante, cartão-postal frequentado por moradores da cidade e por turistas. O sucesso desse ponto turístico é comprovado pelo número de passageiros dos ônibus que fazem o trajeto entre o terminal central e o Mirante. Entre os dias 1º e 23 de janeiro, 5.814 passageiros utilizaram a linha exclusiva e durante o mês de dezembro foram 5.987 pessoas. As caminhadas pela trilha em meio à floresta são as preferidas para chegar ao local.

 

Shopping Cidade das Flores

As férias de verão já estão chegando ao fim, mas o Shopping Cidade das Flores ainda oferece diversão para as crianças, como esta fazendinha, do Grupo Kinder Entretenimento.

 

Joinville e São Francisco do Sul na TV italiana

A cultura, a história e as belezas naturais de Joinville e São Francisco do Sul foram destaque no programa Kilimangiaro, da emissora de televisão Rai – Radiotelevsione Italiana. Tendo como pano de fundo a influência da colonização europeia na história das duas cidades, a reportagem produzida pelo jornalista italiano Ivo Semeraro, durante visita à região no ano passado, enalteceu Joinville como cidade da dança e sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O Instituto Internacional Juarez Machado – IIJM  e a beleza das propriedades rurais como a de Ango Kersten e Agrícola da Ilha, reconhecidos atrativos turísticos localizados na Estrada Bonita e Estrada da Ilha.

 

O casario de São Chico mostra a majestosa arquitetura centenária restaurada

Já a cidade de São Francisco do Sul, uma das mais antigas do Brasil, foi destacada por sua importância histórica na formação do Estado de Santa Catarina. A forte presença da colonização portuguesa foi mostrada na reportagem que percorreu o Centro Histórico da cidade. A vinda do jornalista Ivo Semeraro para Santa Catarina e sua visita a Joinville e São Francisco do Sul teve a articulação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), do Santa Catarina Convention & Visitors Bureau e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JCVB). Veja a reportagem completa no site: http://bit.ly/2FWbcLp.

As maçãs de Fraiburgo

Além dos eventos esportivos como a largada do Audax Rota da Amizade e o Corre Frai Fraiburgo, a cidade terá após 15 anos de pausa, o retorno da Festa da Maçã. Será uma feira multissetorial, além de exposição da história, cultura, gastronomia regional, artesanal e muita hospitalidade do povo local. Será de 8 a 10 de fevereiro e terá shows nacionais. Para mais informações veja www.hotelrenar.com.br ou fone do Hotel Renar: 49 3246-9000. Descrição: http://mensagens.turismo.gov.br/open.php?M=167101&L=125&N=5123&F=H&image=.jpg

 

Turismo rural em Itapema 

Itapema dá mais um passo para implementação do turismo rural. O novo projeto reúne dez proprietários da região rural dos bairros Areal, Ilhota,

Várzea e Sertão do Trombudo. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Departamento de Agricultura e consultoria da equipe Acolhida na Colônia. Durante todo o ano serão desenvolvidas várias atividades e orientações nas propriedades para que se estabeleça um roteiro com locais para hospedagem, alimentação, passeio, vivência. Tudo isso aliado às trilhas, cavalgadas, observação de aves e o ecoturismo. Veja: www.itapema.sc.gov.br.