Diretoria de Ensino e Unesp firmam parceria para pesquisa

Reunião realizada na segunda-feira (28) entre representantes da Diretoria de Ensino de Marília e da Unesp, marcou início da parceria entre as instituições. Participaram da reunião, professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Marília e a professora doutora Helen de Castro Silva Casarin, presidente da Comissão Permanente de Pesquisa, e Tatiana Cristina Segatto, superviso

Reunião realizada na segunda-feira (28) entre representantes da Diretoria de Ensino de Marília e da Unesp, marcou início da parceria entre as instituições. Participaram da reunião, professores coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Marília e a professora doutora Helen de Castro Silva Casarin, presidente da Comissão Permanente de Pesquisa, e Tatiana Cristina Segatto, supervisora da  Seção Técnica Acadêmica.  

O objetivo da parceria é incentivar os alunos das escolas públicas a participarem do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr) onde eles desenvolvem por um ano projetos orientados por docentes da Universidade.

Dez alunos de Ensino Médio terão direito a bolsa CNPq e alunos de anos finais do  Ensino Fundamental  poderão participar de forma voluntária, pois o CNPq não prevê pagamento de bolsas para este nível de ensino. O professor da escola que acompanha o aluno ocupará a função de coorientador com direito a certificação.

Segundo o professor Maciel Marques Redígolo, coordenador de projetos da Diretoria de Ensino de Marília,  o objetivo maior da parceria é valorizar o ensino por investigação, estimulando a autonomia dos alunos a dos professores e a avaliarem fontes de informações fidedignas nas suas pesquisas, criando uma cultura de estudos e debates em torno de temas relevantes para sociedade.

No mês de abril a Universidade divulgará o edital e também um link com as vagas dos projetos disponíveis pelos Departamentos. As inscrições serão efetivadas no mês de maio para início dos trabalhos em agosto. “Atualmente existem  nove projetos em andamento, porém em poucas disciplinas. Com essa parceria pretendemos ampliar as áreas dos projetos, oferecendo vagas em diferentes cursos oferecidos pelo Campus”, disse.