Projeto entrega biblioteca à população

O Projeto Estação Cultural inaugura a sua biblioteca no próximo domingo. O espaço está sendo construído por voluntários, graças a doações, e será aberto a toda população, ao lado do Terminal Urbano. Haverá wifi aberto e banheiro com acessibilidade. A biblioteca integra a revitalização e urbanização da antiga estação ferroviária de Marília, em espaço anexo ao Terminal Urbano. Inclui ainda praça de

O Projeto Estação Cultural inaugura a sua biblioteca no próximo domingo. O espaço está sendo construído por voluntários, graças a doações, e será aberto a toda população, ao lado do Terminal Urbano. Haverá wifi aberto e banheiro com acessibilidade.
A biblioteca integra a revitalização e urbanização da antiga estação ferroviária de Marília, em espaço anexo ao Terminal Urbano. Inclui ainda praça de convivência, escritório e uma cozinha comunitária.
O ativista político Ademar Aparecido de Jesus, conhecido como Dema, teve a iniciativa de ocupar o espaço, sem uso e em estado de abandono há cerca de 20 anos. Ele se uniu a outros voluntários, conquistou apoiadores e obteve autorização e auxílio municipal, através da Secretaria da Cultura.
A Cultura doou a grande maioria dos livros, que ficarão à disposição da população para serem lidos no local ou emprestados. O trabalho foi iniciado em janeiro de 2017 e dois anos depois a antiga estação ferroviária, depreciada pelo tempo e falta de uso, está totalmente ocupada e renovada.
“Estamos cobrindo a praça que fizemos com sapê e a biblioteca será inaugurada neste domingo (20), às 10 horas, com convite para toda comunidade”, disse Dema.
Segundo o ativista, a ocupação responsável da antiga estação ferroviária tem foco nas artes. Entre os planos para 2019 estão as oficinas para crianças, além da oferta de refeições noturnas para moradores de rua que vai ao encontro da frente social do projeto.
“Devemos iniciar as oficinas a partir de fevereiro, incluindo dança, teatro, capoeira e artesanatos”, contou o ativista. O regime semiaberto da Penitenciária de Marília está respondendo pela limpeza e capinação no local. “Também vamos doar pipoca e algodão-doce para as crianças nos eventos que realizarmos”. O projeto tem uma página no facebook: Estação Cultural Marília/SP.