Novo tomógrafo está em fase de testes

O novo tomógrafo computadorizado do Hospital das Clínicas está em fase de testes e deve começar a funcionar na próxima semana, quando os profissionais serão treinados. O recurso financeiro para a compra foi liberado pelo Estado no dia 6 de outubro, no valor de R$ 1,130 milhão. Por se tratar de uma importação de grande porte, o fornecedor que venceu a licitação tinha até 120 dias para efetuar a en

O novo tomógrafo computadorizado do Hospital das Clínicas está em fase de testes e deve começar a funcionar na próxima semana, quando os profissionais serão treinados. O recurso financeiro para a compra foi liberado pelo Estado no dia 6 de outubro, no valor de R$ 1,130 milhão.
Por se tratar de uma importação de grande porte, o fornecedor que venceu a licitação tinha até 120 dias para efetuar a entrega (fevereiro de 2019). Porém, o equipamento chegou antes, em 28 de dezembro, e já foi instalado. Nesta semana as duas empresas responsáveis, uma pelo tomógrafo e outra pelo software, trabalharam no HC para colocar o aparelho em funcionamento.
Segundo a assessoria de imprensa da Famema, os testes são fundamentais para garantir a qualidade dos exames, que devem começar a ser agendados no novo tomógrafo ainda em janeiro. Na próxima semana o equipamento já vai estar em funcionamento, mas esse período será voltado ao treinamento dos profissionais.
“A agenda será liberada para o atendimento aos pacientes em seguida”, informou a assessoria. O Complexo Famema possui dois equipamentos de tomografia em uso, um atendendo à Radioterapia e outro ao serviço de imagem. No entanto, em função do desgaste pelo uso, um dos tomógrafos precisa de substituição.
O Hospital das Clínicas é referência para 62 cidades da região e chegou a realizar perto de 1,2 mil exames de tomografia por mês. Pela deficiência dos equipamentos atuais, a capacidade foi reduzida e parte dos pacientes está sendo encaminhada para fazer o exame na Santa Casa de Tupã.