Praça de pedágio da SP-333terá lombadas eletrônicas

A Entrevias Concessionária, que integra o Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado, informou que vai colocar em operação o sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática, em ambos os sentidos, das oito praças de pedágio sob sua administração, entre Florínea e Igarapava. A praça de Marília está localizada no quilômetro 315 da SP-333. O limite máximo permitido para a

A Entrevias Concessionária, que integra o Programa de Concessão de Rodovias do governo do Estado, informou que vai colocar em operação o sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática, em ambos os sentidos, das oito praças de pedágio sob sua administração, entre Florínea e Igarapava. A praça de Marília está localizada no quilômetro 315 da SP-333. O limite máximo permitido para a via é de 40 km/h.
Segundo a Entrevias, a medida atende exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), e visa ampliar a segurança na passagem de veículos que utilizam esse sistema de pagamento.
 A data de início ainda será definida após homologação pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) dos equipamentos que serão utilizados. Na pista de cobrança automática, os motoristas não param para realizar o pagamento da tarifa, pois o desconto é feito pela utilização de TAG (dispositivo eletrônico que libera a passagem e é comercializado pelas operadoras Sem Parar, Conect Car, Veloe/Alelo, Move Mais e DBtrans).
Mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade indicado nas placas. A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos, e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio.
Conforme a Entrevias, com o início da operação da lombada eletrônica, o usuário que passar pela via automática acima da velocidade permitida receberá multa de acordo com o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro.
EXCESSO DE VELOCIDADE
Motoristas ouvidos pelo Jornal da Manhã que utilizam a rodovia SP-333 em Marília reclamam da falta de radares para coibir o excesso de velocidade, principalmente no trecho próximo ao Posto Gigantão.
“Os motoristas passam aqui em alta velocidade, principalmente motoqueiros à noite e nos finais de semana, deveriam colocar radares”, disse Laércio Mesquita, funcionário do Posto. Ele afirma que o ideal seria instalação de radares próximo ao posto Gigantão e próximo a descida do Ceasa.  
O caminhoneiro Ivan Vinícius Moraes da Silva, não concorda com a instalação da praça de pedágio em Marília e nem com as lombadas eletrônicas. “Esse pedágio já é desnecessário aqui, a localização está errada. Tem esse em Marília e antes de Lins tem outro. Gastamos muito com pedágios para trabalhar”, disse.