Projeto chega ao fim do ano com 412 beneficiários

Marília chega ao final do ano com 412 beneficiários do programa Dentistas do Bem e cem profissionais voluntários. A expectativa é de aumento de dentistas parceiros em 2019 para uma abrangência cada vez maior. O trabalho consiste em tratar meninos e meninas de 11 a 17 anos gratuitamente, acompanhando-os até a maioridade. A seleção dos beneficiários é feita por meio da aplicação de um índice de p

Marília chega ao final do ano com 412 beneficiários do programa Dentistas do Bem e cem profissionais voluntários. A expectativa é de aumento de dentistas parceiros em 2019 para uma abrangência cada vez maior. O trabalho consiste em tratar meninos e meninas de 11 a 17 anos gratuitamente, acompanhando-os até a maioridade.  
A seleção dos beneficiários é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego.
O dentista voluntário atende os jovens selecionados em seu próprio consultório, nos aspectos curativo, preventivo e educativo. O tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia e próteses, por exemplo.
Quase 700 mil crianças e adolescentes já passaram pelas triagens da Turma do Bem, organização a que pertence o programa. Entre as quais, 71 mil já foram encaminhadas ao dentista, considerando os 14 países onde atua. Marília trata atualmente 412 meninos e meninas e já finalizou o tratamento e acompanhamento de outros 178.
Cada dentista assume um ou mais pacientes pelo programa e a expectativa na cidade é conseguir conquistar mais dentistas para a causa no ano que vem, podendo atender mais jovens da lista de espera.
Neste ano o programa, em Marília, realizou triagens de crianças e adolescentes nas unidades 4 e 5 da Casa do Pequeno Cidadão, nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) Rosa Modeli e Teotônio Vilela, na Escola Estadual Nassib Cury, na ONG Projeto Semear, no Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal e, ainda, de forma aberta à população, no evento Praça da Cidadania, promovido pela Coca-Cola - Femsa.
O projeto começou em Marília em 2009, através da dentista e coordenadora Ana Carolina Massaro. Em 2014 ela trouxe o prêmio de Melhor Dentista do Mundo para a cidade e pelo 7° ano consecutivo foi nomeada embaixadora da Turma do Bem, este ano ficando entre os 20 melhores resultados.
A partir de 2018, Ana Carolina Massaro assumiu também o município de Pompeia, a 31km de Marília. Nesta cidade há mais 11 dentistas voluntários e 26 atendidos, com 22 finalizações de tratamento.
Campanha Abrace o Brasil
A campanha Abrace o Brasil, promovida pela Brazil Foundation, rendeu R$ 5.300,00 para a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Turma do Bem. Um link para doações ficou disponível no site abraceobrasil.org.
Turma do Bem
Fundada em 2002, a Turma do Bem tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental. O projeto começou na capital paulista com apenas 50 dentistas voluntários e 80 crianças em atendimento.