Prefeitura entrega USF nesta sexta-feira

Unidade de Saúde da Família Santa Paula/Marajó poderá atender até 7 mil moradores na zona sul da cidade A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura nesta sexta-feira (30), às 9h, a USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula/Marajó. Será a primeira de três inaugurações de obras da saúde que foram paralisadas em 2016, retomadas e concluídas por determinação do p

Unidade de Saúde da Família Santa Paula/Marajó poderá atender até 7 mil moradores na zona sul da cidade
 
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura nesta sexta-feira (30), às 9h, a USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Paula/Marajó. Será a primeira de três inaugurações de obras da saúde que foram paralisadas em 2016, retomadas e concluídas por determinação do prefeito Daniel Alonso. Com 381,36 m² de área construída, a unidade de saúde é equipada com consultórios médicos, odontológicos, sala para procedimentos de enfermagem (papanicolau, vacinas, entre outros), sala multiuso ambientes para reuniões e atividade ao ar livre.
A USF Santa Paula/Marajó terá duas equipes de Saúde da Família, envolvendo cerca de 20 profissionais, o que permitirá o atendimento a uma população de até 7 mil pessoas. Os trabalhadores já fazem parte da rede e atuavam na “Clínica Família Saudável”, localizada no bairro Jóquei Clube.
O prefeito Daniel Alonso destacou que, além da descentralização, que aproxima fisicamente a unidade dos moradores, também haverá melhoria da estrutura física. “Um espaço novo, ambientes bem projetados e melhores condições de trabalho. A população vai sentir a diferença”, disse o prefeito.
Após concluir licitação para a retomada, a Prefeitura assinou, em fevereiro deste ano, o contrato com a EPC Construções Ltda. Nas duas etapas da construção foram investidos R$ 750 mil, entre custos estaduais e contrapartida do município.
“Não poderíamos admitir canteiros parados, com construções parciais sendo depredadas. Tem que haver respeito com o dinheiro público. Por isso agilizamos a retomada das obras da saúde. Essa é a primeira inauguração de uma série de unidades, que estavam em condições muito parecidas”, disse Daniel Alonso. A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que o projeto consolida uma conquista para o território. “Foi uma obra reivindicada pelos usuários, acompanhada pelo controle social. Agradecemos ao prefeito Daniel pela sensibilidade e também à comunidade, que fez seu papel, atuando como parceira do Poder Público”, disse.
OUTRAS OBRAS
A Prefeitura de Marília também prepara a entrega das USFs Liliana Gonzaga (zona Norte), América IV (oeste) e Maracá (Padre Nóbrega). No distrito, onde houve grande crescimento da população com os novos bairros, segue em construção a USF Maracá porte III, que contará com três equipes do programa Saúde da Família. Também estão em obras a USF Palmital (novo prédio), UBS São Miguel (reforço estrutural) e nova sede do Serviço de Transporte da Saúde, que irá centralizar a subfrota e a Central de Ambulâncias.
SERVIÇO
A USF Santa Paula/Marajó está localizada na rua Victória Atallah, 181, próximo à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Nicácia Garcia Gil” e Centro Comunitário do Jardim Marajó.