Saúde fecha Novembro Azul no Sest/Senat

A Secretaria Municipal da Saúde fechou Novembro Azul na última quarta-feira em parceria com a Famema e a Unimar. A Saúde do Homem foi tema de uma palestra aberta ao público no Sest/Senat. Ao longo do mês foram várias atividades com o objetivo de prevenir e combater o câncer de próstata. A fisioterapeuta Cintia Maz foi a convidada do serviço de Saúde do Adulto da secretaria para o último dia do Mo

A Secretaria Municipal da Saúde fechou Novembro Azul na última quarta-feira em parceria com a Famema e a Unimar. A Saúde do Homem foi tema de uma palestra aberta ao público no Sest/Senat. Ao longo do mês foram várias atividades com o objetivo de prevenir e combater o câncer de próstata.
A fisioterapeuta Cintia Maz foi a convidada do serviço de Saúde do Adulto da secretaria para o último dia do Movimento Novembro Azul. Ela palestrou e esclareceu dúvidas dos participantes, desmistificando também o câncer de próstata. 
Durante o mês de novembro ocorreu uma série de atividades, como panfletagens, palestras e rodas de conversas com diversos setores da população. A programação começou com a entrega de folhetos no Marília Shopping, dia 8, e no Terminal Urbano, dia 9.
No dia 14 também houve panfletagem durante o evento Novembro Dourado (de prevenção ao câncer infantil). E no dia 17, a Saúde Municipal uniu o movimento ao Dia Nacional dos Ostomizados, em uma parceria com a Aomar (Associação dos Ostomizados de Marília).
No dia 22 houve roda de conversa na Famema e na empresa Marcon. Depois foi realizada uma sequencia de palestras, na empresa Marcon (dia 23), na Spiltag (dia 27) e, por fim, no Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), na última quarta (28).
As organizadoras do Novembro Azul, as profissionais da Saúde Municipal Ana Cristina Sornas, Aline de Freitas Lima e Cintia Mas, e da Famema, Sônia Custódio, comemoraram ontem o encerramento do movimento, que encontrou boa aceitação do público envolvido.
“Foi muito importante termos tantos eventos para discutir a saúde do homem, focando a sua conscientização, já que geralmente o gênero masculino ainda é bastante resistente ao autocuidado”, mencionou a equipe. Neste ano a novidade foi a inclusão atividade coordenada pela Aomar, através da presidente Celia Castro.