Trabalhos de alunos da rede pública se destacam em congressos

Trabalhos de iniciação científica de alunos de escolas da rede estadual de Marília se destacaram em congressos realizados em Marília e região. No Congresso de Iniciação Científica Júnior do Centro Universitário de Adamantina – CICFAI ocorrido em outubro, a escola Edson Vianei Alves da zona norte de Marília, conseguiu a primeira colocação na categoria Ensino Médio com o trabalho “A qualidade da ág

Trabalhos de iniciação científica de alunos de escolas da rede estadual de Marília se destacaram em congressos realizados em Marília e região. No Congresso de Iniciação Científica Júnior do Centro Universitário de Adamantina – CICFAI ocorrido em  outubro, a escola Edson Vianei Alves da zona norte de Marília, conseguiu a primeira colocação na categoria Ensino Médio com o trabalho “A qualidade da água como um fenômeno social”
A escola Ermelinda Clarice Sanches, de Ocauçu, recebeu o título de Menção Honrosa com o trabalho “Obtenção de um inseticida natural a base de Piper nigrum e Cianamommum verum”, que estuda das suas propriedades em Brássica oleraceae para controle de pragas e reaproveitamento das plantas não comercializáveis para a produção de ração animal.
No Fórum de Pesquisa e Extensão Unimar, a escola Gabriel Monteiro da Silva de Ensino Fundamental II conseguiu a primeira colocação na categoria Pôster com o trabalho “Aplicativo de saúde: medicina alternativa por um toque”, na categoria Ensino Fundamental e Médio.
Segundo o professor Maciel Marques Redigolo, coordenador da área de Ciências da Diretoria de Ensino de Marília, há alguns anos a Diretoria de Ensino vêm incentivando os professores da área de Ciências da Natureza a criarem o trabalho investigativo como estratégia pedagógica de ensino, com o intuito de inscreverem os projetos realizados na Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo – Feceesp.
“Com o passar do tempo a adesão tornou-se maior que a cota que tínhamos para a participação na Feceesp. Diante disso, como forma de valorizar e incentivar os professores e alunos resolvemos estender as apresentações dos projetos em Congressos, Seminários, Simpósios, Jornadas e Fóruns”, disse.
No último dia  23, alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas Gabriel Monteiro da Silva, Sebastião Mônaco, Antonio Reginato, Amilcare Mattei, Geo Emico Matsumoto da cidade de Marília e Maurício Milani (Echaporã), Ermelinda Clarice Sanches (Ocauçu), apresentaram seus trabalhos de pré-iniciação Científica no Fórum de Pesquisa e Extensão Unimar.  Foram 27 projetos, sendo 19 deles apresentações em painéis e 8 apresentações orais. 
A maioria dos trabalhos já participou do  CICFAI e outros irão participar no dia 30 do Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq – Famema.
“Esperamos que essas inciativas contribuam para a melhoria da aprendizagem e que crie na escola um ambiente de construção do conhecimento desenvolvendo a pesquisa, o protagonismo e a autonomia. Nós da equipe da Diretoria de Ensino estamos orgulhosos pelas conquistas das nossas escolas”, disse o professor Maciel.