Cemitérios de Marília devem receber 45 mil pessoas no feriado de Finados

Os cemitérios da Saudade e Parque das Orquídeas devem receber cerca de 45 mil visitantes neste feriado de Finados. O comércio de flores, velas e alimentos no entorno do campo santo estará intensificado. Esquema especial foi montado para garantir a organização do trânsito e a segurança das pessoas. Somente no Cemitério da Saudade, maior e mais antigo de Marília, a expectativa é que passem mais de 1

Os cemitérios da Saudade e Parque das Orquídeas devem receber cerca de 45 mil visitantes neste feriado de Finados. O comércio de flores, velas e alimentos no entorno do campo santo estará intensificado. Esquema especial foi montado para garantir a organização do trânsito e a segurança das pessoas.
Somente no Cemitério da Saudade, maior e mais antigo de Marília, a expectativa é que passem mais de 15 mil pessoas pelo local. “O sistema informatizado garante a orientação adequada dos visitantes sobre a localização correta dos túmulos dos entes queridos deles a serem visitados”, disse a representante do Cemitério da Saudade, Caroline Pardim Ferreiura.
Funcionários da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) estarão auxiliando os visitantes. Agentes municipais vão auxiliar o trânsito em frente ao cemitério.
Pintura e limpeza de túmulos no Cemitério da Saudade ficam permitidas. Apenas o prazo para reformas é que foi encerado, o que impede a realização das obras neste feriado de Finados.
Criado em 1929, ano da emancipação política e administrativa de Marília, o Cemitério da Saudade possui mais de 95 mil corpos sepultados em aproximadamente 23 mil túmulos e conta com área gramada em anexo à original.
Os portões do Cemitério da Saudade ficarão abertos das 7h às 18h neste dia 2 de novembro. Para os católicos, missas vão ocorrer na capela ecumênica do cemitério às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Tenda montada na parte gramada vai receber líderes religiosos para cultos evangélicos.
Mais visitados
Para uns, bandido perigoso, para outros o “Robin Hood” de Marília. O túmulo de Guaracy Marques Pinto, o “Pé-de-Veludo”, é um dos mais visitados do Cemitério da Saudade. Produtoras de cinema já demonstraram interesse em fazer um filme sobre o “bandido santo”.
Também recebem milhares de visitas todos os anos no feriado de Finados os túmulos da menina Iracema, violentada e morta aos 9 anos de idade e do  famoso pianista Antônio Carlos, que faleceu muito jovem, vítima de câncer - para homenageá-lo, escultura com um piano foi colocada junto ao túmulo dele.
Parque das Orquídeas
O Cemitério Parque das Orquídeas vai oferecer café da manhã aos visitantes, a partir das 9h deste Dia de Finados. Missa acontecerá às 9h com o padre Evandro, da paróquia Perpétuo Socorro e culto evangélico com o pastor Odair, da Igreja Assembleia de Deus, está previsto para ser realizado às 14h.
A atendente do cemitério Ivone Leardini destacou que o Parque das Orquídeas conta com 4.400 corpos sepultados. “O cemitério é gramado, tem 43 anos de existência e a manutenção é feita o ano todo”.
O comércio de flores e velas estará sendo realizado através de parceria com floricultura. “Os visitantes poderão comprar os vasos no próprio cemitério”.
O Parque das Orquídeas está aberto a visitações 24 h.
Além de estacionamento próprio, os visitantes poderão parar seus veículos em vagas demarcadas pela administração defronte ao cemitério.
A administração acredita que aproximadamente 15 mil visitantes devem passar pelo local nesta sexta-feira.