Unimed inaugura novo serviço de saúde

A Unimed Marília inaugurou ontem a APS (Atenção Plena em Saúde). A unidade é inovadora e começa com um piloto voltado aos colaboradores e seus dependentes. A proposta é estender o serviço posteriormente aos beneficiários dos planos de saúde, em acordo com a tendência futura da assistência em saúde, nos moldes de países europeus, Japão e Canadá. O serviço vai funcionar a partir de segunda-feira, a

A Unimed Marília inaugurou ontem a APS (Atenção Plena em Saúde). A unidade é inovadora e começa com um piloto voltado aos colaboradores e seus dependentes. A proposta é estender o serviço posteriormente aos beneficiários dos planos de saúde, em acordo com a tendência futura da assistência em saúde, nos moldes de países europeus, Japão e Canadá.
O serviço vai funcionar a partir de segunda-feira, ao lado do Pronto Atendimento da Unimed, na avenida Sampaio Vidal, nº 1.169. A proposta é o agendamento de consultas com o médico da Família e a equipe ainda é composta de enfermeira da Família, técnico de enfermagem e recepcionista, além da coordenação.
A APS terá um olhar integral para os pacientes, com atendimento mais humanizado, próximo e personalizado, acolhendo as queixas, fazendo o encaminhamento para exames e receitando medicamentos. A resolutividade esperada é alta, de acordo com os serviços existentes em países desenvolvidos em saúde.
“Até 90% dos diagnósticos podem ser dados no atendimento generalista. A proposta da APS é mundial e é um modelo que veio para ficar e que caminha para ser predominante no futuro. E não vai prejudicar as especialidades, ao contrário, vai potencializá-las, com o encaminhamento correto, quando for o caso”, mencionou o coordenador da APS, Roberto Guizardi.
O presidente da Unimed Marília, Cleber Baldelin, ressaltou na inauguração que o novo serviço reflete o espírito da cooperativa, voltada à qualidade técnica, mas também humana, no acolhimento aos pacientes.
O projeto tem bases concretas, surgiu na Unimed Marília em 2016 e só foi implantado após ampla pesquisa, estudo e discussão sobre o melhor formato. A estrutura física da APS atende à proposta diferenciada e humanizada, com um design acolhedor e mais pessoal. “O formato da APS, que olha para o indivíduo como um todo, é o futuro da saúde suplementar no país inteiro, seguindo a tendência mundial”, mencionou o vice-presidente da Unimed, Francisco Venditto Soares.
De acordo com o médico de Família da APS, Thiago Gomes, através da consulta ao paciente, de forma integral, é possível identificar fatores e histórico que não seriam percebidos pelos especialistas, fazendo o diagnóstico ou o encaminhamento correto para especialistas, evitando que o paciente procure a especialidade incorreta para o seu problema. Outros profissionais podem acrescentar ao trabalho da APS, fazendo atendimentos na unidade, conforme o médico considerar indicado.