Serra Gaúcha (Sul do Brasil) pela Turisfram

Roteiro cuidadosamente planejado para que o público alvo se encante com esta tão sonhada viagem destaca um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil

A primeira parada turística será em Curitiba, considerada a cidade modelo, cidade ecológica, capital do Sorriso e das Araucárias. Este município brasileiro é a capital do estado do Paraná, localizada a 934 m de altitude no 1º planalto paranaense com aproximadamente 2 milhões de habitantes. Fundado em 1693 a partir de um pequeno povoado bandeirante. Cidade constituída pelas ruas largas manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus na maioria alemães, poloneses, ucranianos, italianos e finalmente asiáticos, principalmente japoneses que contribuíram para a atual diversidade cultural.

Conta também com elevada posição nos indicadores de educação, a menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. Curitiba foi classificada pelo Índice Verde de cidades como a mais ambientalmente sustentável da América Latina. Existe cerca de 53 m² de área verde para cada habitante.

Existem inúmeros parques e diversos pontos turísticos que merecem ser destacados: Parque do Alemão, Bosque do Papa, Parque Jardim Botânico, Ópera de Arame, Parque Barigui, Rua Pedreira Paulo Leminsky, Museu Oscar Niemeyer, o Palácio Avenida com os inúmeros cantores mirins em cada janela do prédio. No final, a queima de fogos é indescritível.

Gramado e Canela até parecem um só destino. Vizinhas, as cidades se complementam; afinal, estão a menos de 10 quilômetros de distância. Gramado é conhecidíssima como a terra das hortênsias de todas as cores, principalmente em volta do Lago Negro formando verdadeiras montanhas para apreciar os belos pedalinhos de cisnes.

Tem forte influência alemã e italiana o que se reflete especialmente na culinária e arquitetura urbana e rural. Com uma economia voltada ao turismo, a cidade recebe milhões de turistas nacionais e internacionais, principalmente em época de Natal, com espetáculos imperdíveis no Lago Rita Bier, além do Grande Desfile de Natal com inúmeros figurantes desde pequenas crianças, jovens e adultos, culminando com a entrada triunfal do Papai Noel em um maravilhoso carro alegórico. Tudo isso, sem contar com os “Flocos de Neve”, que caem das alturas. É um espetáculo imperdível.

No centro de Canela propriamente dito, praticamente tudo tem como ponto de referência a Catedral de Pedra, Imponente com 65m de altura, estilo gótico é revestida com pedra basalto. Seus arredores estão mais lojas de chocolates, butiques e restaurantes. Uma das alternativas ao ar livre,é o passeio na Cascata do Caracol com a queda d’água de 131 metros.

Em Bento Gonçalves (RS) chegaram milhares de imigrantes, principalmente italianos. Sua economia se baseia na produção de uva e vinho, no turismo e no setor moveleiro (móveis) e um dos principais polos industriais e turísticos do Brasil. Onde se localiza a Cooperativa Vinícola Aurora, a maior da América Latina. Na entrada da cidade, o Pipa Pórtico (enorme tonel) saúda os visitantes. Vale lembrar que a igreja também é uma enorme pipa, juntamente com o altar, cujo padroeiro é São Bento (como o de Marília). Cabe a visitação na fabrica do champagne, Peterlongo além dos vários espumantes Garibaldi, premiados internacionalmente. Na cidade de Carlos Barbosa fica a sede das Indústrias Tramontina que sobressai pela produção de panelas, talheres, pias e equipamentos elétricos.

Blumenau, “Capital da Cerveja”, é a cidade sede da região metropolitana do Vale do Itajaí que se situa no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. É a 3ª cidade mais populosa do estado, constitui um dos seus principais polos industriais, tecnológico e universitário.

A prefeitura e as casas foram feitas com a técnica enxaimel. Possui uma agenda cultural focada nas festas baseadas no cotidiano e hábito dos imigrantes europeus, destacando-se a colonização alemã, com a Oktoberfest, a segunda maior festa de cerveja do mundo, que, todos os anos em outubro, acontece durante 17 dias. Em épocas remotas, houve uma grande inundação na cidade, que para reconstruí-la tiveram a ideia de angariar fundos através desta festa.

Portanto Blumenau tem destaque nacional em diversos setores da economia, sobressaindo em informática e particularmente em indústria têxtil, com empresas de porte nacional e internacional como a Hering, 16ª maior do estado. Nota-se também a relevância regional do setor de serviços e comércio, principalmente na saúde e educação, com seus cinco hospitais e a Universidade de Blumenau além de abrigar três shoppings centers.

Conta com um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Brasil e uma cobertura vegetal crescente, sediando o Parque das Nascentes, maior parque natural municipal do país, incorporado ao Parque Nacional da Serra do Itajaí. Nas principais ruas da cidade acontece o fantástico Desfile Natalino. Blumenau é conhecida também como a maior produtora de etiquetas do mundo.

Quem leva a este roteiro fantástico é agência de viagens e turismo TURISFRAM de Marília, localizada na rua Bandeirantes, 203 - Centro. Devido a grande procura, há poucas vagas disponíveis. Garanta já a sua! Mais informações: e-mail contato@turisfram.com.br ou pelo telefone (14) 3454-4433.