Marília vai ter ‘2º Idosos em Ação’ na segunda-feira

Corpo e mente, em movimento, é a proposta do “Idosos em Ação”, evento que terá sua 2ª edição nesta segunda-feira (15), a partir das 13h30, no Ginásio do Clube dos Bancários. Cerca de mil pessoas são esperadas para atividades físicas, culturais e sociais. Não há necessidade de inscrições ou convites. Para participar, basta comparecer. O encontro é organizado pela Prefeitura de Marília e envolve qu

Corpo e mente, em movimento, é a proposta do “Idosos em Ação”, evento que terá sua 2ª edição nesta segunda-feira (15), a partir das 13h30, no Ginásio do Clube dos Bancários. Cerca de mil pessoas são esperadas para atividades físicas, culturais e sociais. Não há necessidade de inscrições ou convites. Para participar, basta comparecer.
 O encontro é organizado pela Prefeitura de Marília e envolve quatro secretarias municipais: Saúde, Assistência Social, Esportes e Cultura. A iniciativa surgiu do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e foi prontamente abraçada pelos demais envolvidos.
 A proposta é destacar a importância dos hábitos saudáveis, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, celebrado mundialmente em 1º de outubro. É uma oportunidade para a população em geral conhecer os projetos locais que favorecem a qualidade de vida.
 Na edição do ano passado cerca de 800 pessoas participaram, a maior parte vinculada em grupos dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), unidades do Centro Dia do Idoso, grupos de atividades físicas das USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além de atletas e usuários do Ginásio da Secretaria de Esportes.
 
ATRAÇÕES
 Na tarde festiva, o sedentarismo será combatido com atividades físicas coletivas (alongamento, macroginástica e zumba).  Haverá gincana com prova de arremesso ao cesto, boliche, saco de pancadas, arremesso de argolas e cobrança de pênaltis.
 A saúde municipal terá profissionais para aferição de pressão arterial – Saúde do Adulto –, exames de saúde bucal e prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Participaram ainda a Divisão de Zoonoses e o Samu, para eventuais urgências.
 A Unesp (Universidade Estadual Paulista) estará presente com 12 alunos e uma docente do curso de Terapia Ocupacional. Eles farão uma apresentação do tema “Prevenção de Quedas”, com orientações e distribuição de material educativo.
 A Secretaria Municipal da Cultura apresenta, durante o 2º Idosos em Ação, a banda “Ó do Borogodó”. Haverá transporte para quem confirmou participação previamente, por meio das unidades do CRAS e grupos de atividades físicas da Saúde.