Lançamento de livros marca os 40 anos do curso

Foi realizado ontem no auditório da reitoria da Unimar, solenidade que comemorou os 40 anos do curso de Odontologia da universidade. O evento reuniu professores, coordenadores, docentes e alunos do curso e contou com lançamento dos livros “Memórias da Associação de Ensino de Marília, de Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi e o “Manual de Anatomia odontológica”, dos professores Rogério Leone Bucha

Foi realizado ontem no auditório da reitoria da Unimar, solenidade que comemorou os 40 anos do curso de Odontologia da universidade. O evento reuniu professores, coordenadores, docentes e alunos do curso e contou com lançamento dos livros “Memórias da Associação de Ensino de Marília, de Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi e o “Manual de Anatomia odontológica”, dos professores Rogério Leone Buchaim e João Paulo Mardegan Issa.
Reconhecido entre os melhores do país, o curso de Odontologia da Unimar tem período integral e já formou milhares de profissionais de diferentes estados do país. Com nota 4 no MEC (Ministério da Educação) , recebeu Certificação Municipal de Instituição Amiga da Saúde e o selo ABMES de Instituição Socialmente Responsável.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, disse que é uma grande vitória comemorar os 40 anos do curso de odontologia e que até hoje mantém investimento na estrutura do curso e no corpo docente. “Na época que começamos com o curso não tinha muitas faculdades de odonto  no interior e foi difícil convencer o Conselho de Educação. Conseguimos professores em Bauru e Araçatuba. Poucas escolas ousam fazer cursos na área de saúde porque o investimento é alto. E continuamos investindo até hoje. Estamos lutando também para voltar os cursos de mestrado e doutorado em odonto”, disse o reitor.
A pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, disse que é um dia de alegria  para Unimar que este ano comemora 60 anos e também os 40 anos do curso de odontologia. “Além da tradição temos a inovação com conquistas em diferentes segmentos. Estamos lançando duas obras importantes, uma que conta a história da instituição , da professora Bia e outra do professor Rogério Buchain que é ex-aluno e volta como professor. É uma grande satisfação”.
A professora Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi, autora de “Memórias da Associação de Ensino de Marília”, conta no livro toda trajetória da instituição antes de se tornar Unimar. Beatriz Trazzi trabalhou na Unimar desde a década de 70 e reuniu no livro experiências, mudanças e inovações. “Começamos onde hoje é o Tenda Hotel, depois para o prédio do Interação, até ser criada a Unimar e vir para o campus”, disse.
A coordenadora do curso de Odontologia da Unimar, professora Beatriz  Flávia de Moraes Trazzi, é filha de Maria Beatriz Trazzi e se formou na 4ª turma de Odonto da Unimar. Há 25 anos ela atua no curso e afirma que acompanhar a trajetória da odontologia na Unimar é gratificante. “É uma satisfação muito grande poder participar desse momento que o curso está completando 40 anos. Eu praticamente nasci nesta faculdade. Hoje temos no curso 13 docentes formados na casa e nosso grupo de docentes é muito coeso”, disse.
A coordenadora destaca a atuação social  da faculdade de odontologia da Unimar na comunidade de Marília e região. “Nossas ações sociais englobam Marília e cidades da região. Temos todo apoio da reitoria que realizou a ampliação das clínicas, aquisição do raio-X panorâmico, raio-X pantográfico. A reitoria acredita no nosso trabalho”, afirmou Beatriz Trazzi.