Universidade de Marília segue com boas avaliações sendo destaque nacional

Com mais de sessenta anos de tradição, a Universidade de Marília (Unimar) segue formando profissionais éticos e qualificados a atender as expectativas do mercado em suas mais diversas áreas. Essa experiência mantém a Instituição no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC) e em evidência nas principais avaliações, como Ranking Universitário, da Folha de São Paulo, divulgado nesta semana.

Com mais de sessenta anos de tradição, a Universidade de Marília (Unimar) segue formando profissionais éticos e qualificados a atender as expectativas do mercado em suas mais diversas áreas. Essa experiência mantém a Instituição no grupo de excelência do Ministério da Educação (MEC) e em evidência nas principais avaliações, como Ranking Universitário, da Folha de São Paulo, divulgado nesta semana.
No RUF 2018, todos os cursos da Unimar foram bem avaliados e, mais uma vez, comprovaram a qualidade de ensino da Instituição. Além de avaliar pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado das universidades, a publicação analisa dados dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil coletando dados nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC, Enade, SciELO, Capes, CNPq, entre outras.
Sete cursos da área da saúde da Universidade foram destaques da Publicação. Entre os cursos particulares do Brasil, o curso de Enfermagem foi considerado pelo RUF como o quarto melhor, o de Nutrição alcançou a quinta colocação (terceiro no Estado), Biomedicina foi classificado como o oitavo melhor (quinto em SP) e os cursos de Fisioterapia e Medicina ficaram no grupo dos 10 melhores. O curso de Medicina é ainda o terceiro melhor privado do Estado de São Paulo. Considerando privadas, os cursos de Psicologia e Farmácia da Universidade de Marília são 12º melhores do Estado de São Paulo.
Para a coordenadora do curso de Nutrição da Unimar, Ma. Mara Silvia Foratto, a atualização da grade curricular, o corpo docente formado por mestres e doutores e o incentivo à pesquisa são diferenciais do curso. “Temos disciplinas ofertadas no último ano do curso que exploram conteúdo da atualidade, temas que talvez não existiam ou não estavam em evidência quando o aluno ingressou na Universidade. Os profissionais formados pela Unimar se destacam rapidamente em concursos e no mercado de trabalho”, explica.
Já o coordenador do curso de Medicina, Dr. Heron Gonzaga aponta o foco na qualidade de ensino como primordial para a ascensão nas avaliações. “É um trabalho em conjunto da mantenedora, gestão do curso, corpo docente, colaboradores e os próprios acadêmicos. Todo o esforço visa a qualidade de excelência. Investe-se cada vez mais na qualificação do corpo docente, aprimoramento da metodologia de ensino, incentivo à pesquisa científica, incluindo publicação de artigos em periódicos de qualidade para os docentes e discentes, além da infraestrutura da universidade, ambulatórios, hospital de ensino, unidades de pronto atendimento, parceiras conveniadas com secretaria da saúde, maternidade Gota de Leite”, conta.
“A meta da universidade é a formação de um médico generalista para atuar de forma humanizada nos cenários de atenção primária e de urgência e emergência; além da possibilidade de adentrar em programas de pós-graduação, como os de residência médica”, finaliza Gonzaga.
O curso de Direito da Unimar, nota máxima em avaliação in loco do MEC, é segundo o RUF, o 14º melhor curso do Estado, enquanto o curso de Pedagogia está em 15º, Publicidade e Propaganda é 17º, Ciências Contábeis 20º e Administração 42º, entre públicas e privadas. A avaliação está bem acima dos demais cursos e instituições da cidade e região.
O curso de Medicina Veterinária está entre os 10 melhores do Estado de São Paulo, enquanto o curso de Engenharia Agronômica alcançou a 15ª posição e o curso de Engenharia Elétrica a 16ª.
De acordo com o Reitor da Universidade, Dr. Márcio Mesquita Serva a positiva avaliação do RUF vem de encontro a qualificação e o comprometimento de todo o corpo docente, do ótimo desempenho dos alunos e da Mantenedora que não mede esforços para ter uma Instituição melhor a cada dia.
“Essa atmosfera positiva que envolve a Universidade de Marília possui papel fundamental na realização dos sonhos dos estudantes e formandos que possuem maior crescimento profissional, seja por conquistar novo emprego, por alcançar a promoção tão desejada ou ainda por tornar-se referência no mercado”, explica.