Atleta da Amei aparece na liderança do ranking mundial

Alana Maldonado se prepara para o Mundial em Lisboa, para judocas com deficiência visual

Atleta da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), Alana Martins Maldonado está na liderança do ranking internacional de judô para deficientes visuais (categoria até 70 quilos), divulgado essa semana. A judoca nascida em Tupã está com 850 pontos – dez a mais que a russa Olga Zabrodskaia. Gulruh Rahimova (Uzsbequistão) está em 3º lugar com 590.

O confronto entre as líderes do ranking deverá acontecer no Campeonato Mundial IBSA (principal competição da temporada), entre os dias 16 e 18 de novembro, em Lisboa, Portugal. Alana e a russa se enfrentaram na final da Copa do Mundo, na Turquia (em abril) e Olga levou a melhor. As duas já fizeram cinco combates, com vantagem da brasileira (3 a 2). Neste sábado, a judoca da Amei se reúne com os outros 14 convocados para um período de treinos no Centro Treinamento Paralímpico, em São Paulo, que vai até o dia 15.

Além do vice na Copa do Mundo, Alana faturou dois títulos internacionais na temporada: Aberto da Alemanha (fevereiro) e Grand Prix Internacional Infraero de São Paulo (março).