Alceu é a novidade do MAC neste início de pré-temporada da Copinha

Alceu encerrou a carreira de jogador e será auxiliar do técnico Daniel Sabino

A preparação do Marília Atlético Clube (MAC) para a Copa São Paulo Junior (Sub-19), começou ontem e a novidade na apresentação dos atletas foi o volante Alceu. O jogador de 34 anos anunciou a aposentadoria há quatro meses e será o auxiliar do técnico Daniel Sabino. “É sempre uma honra estar no Marília, agora fazendo parte da comissão técnica, junto do Daniel, que é amigo meu. Jogamos juntos em escolinhas. É uma nova etapa na minha vida. Espero agora poder ajudar o clube de outra forma”, declarou.

Como destaque na carreira, Alceu defendeu o Palmeiras, jogou na base da Seleção Brasileira e atuou no futebol japonês. O ex-volante disse que pode contribuir com a formação de novos atletas. “Acho que posso ajudar esses garotos em tudo um pouco, não só na parte de campo, mas de extra-campo também. Porém, em primeiro lugar eles precisam ter fé em Deus e depois foco no trabalho, respeitar os companheiros e a comissão técnica”, frisou.

No MAC, Alceu teve três passagens com um total de 27 jogos e quatro gols marcados. Em 2014, conquistou o acesso no Campeonato Paulista da Série A-2 e na atual temporada fez parte do elenco que acabou rebaixado na Série A-3. O volante fez apenas três partidas e foi dispensado após a 4ª rodada.

Início com 38 atletas

No primeiro treino realizado ontem à tarde, no estádio Bento de Abreu, 38 jogadores se apresentaram. O MAC inscreveu quase 60 nomes e nessas primeiras semanas o técnico Daniel Sabino observar aqueles que não foram avaliados no mês passado, antes do encerramento dos registros. Cerca de 20 atletas chegarão no próximo dia 10. “A maioria que começou a trabalhar hoje eu ainda não conheço. Os que virão na próxima semana já estão com a situação praticamente definida”, explicou o treinador.

Do grupo de atletas que fez parte do Campeonato Paulista Sub-20, somente cinco compareceram ontem: os goleiros André, Dida e Léo Lotero, além dos atacantes Wesley e Lucão. “Eu pedi aos outros que não viessem agora, porque estamos com muitos jogadores neste começo de trabalho, mas certamente serão aproveitados”, comentou. São mais cinco os remanescentes do estadual: o lateral-direito Dagoberto, o esquerdo Felipe Melo, os volantes Juliano e Tico; e o atacante Matheus Ribeiro.

“É um trabalho que começaremos do zero, porque a base do Paulista é reduzida, porém estou muito confiante nos atletas que pude avaliar até o momento e tenho muita convicção que possamos ter uma equipe competitiva, como tivemos nos últimos anos”, afirmou Sabino. Os treinos desta semana serão realizados em dois períodos e a partir de hoje, serão no campo do Clube dos Bancários.

Sede indefinida

Essa semana será definitiva para a confirmação ou não de Marília como uma das sedes da Copa São Paulo Junior, que acontece de 2 a 25 de janeiro. O presidente maqueano Antônio Carlos Sojinha disse que a situação ainda está em negociação com a Federação Paulista de Futebol (FPF), que pode ajudar a cidade na realização do evento. O Poder Público já anunciou que irá manter o apoio financeiro fornecido na edição deste ano, custeando o alojamento de uma das delegações e disponibilizando o transporte para todas as equipes que vierem ao município.

Para uma cidade ser sede da Copinha o custo pode chegar até R$ 200 mil, pois a Federação é quem decide em qual fase da competição o município encerrará sua participação na competição. Esse ano mesmo com o Maquinho eliminado na 2ª fase, a cidade recebeu ainda um jogo da etapa seguinte entre Desportiva-PA x Penapolense.

Para ser uma sede a cidade precisa custear as despesas das três agremiações visitantes do grupo, com hospedagem para 75 pessoas (25 de cada delegação) em hotel de no mínimo três estrelas com: cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite); transporte para treinos e jogos; lavanderia e campo para treinamento.

Somente como sede o MAC tem a certeza de participação na Copa São Paulo Junior. O clube também pode ser convidado pela FPF e atuar em um grupo em outra cidade, mas as possibilidades são pequenas apesar do Maquinho ter sido campeão em 1979 e em 2019 a competição chegar a sua edição comemorativa de número 50.