Unidade de Fisioterapia promove capacitação para a rede municipal

A Unidade de Fisioterapia da Secretaria Municipal da Saúde, serviço referenciado para a rede, que funciona na Antiga Estação Ferroviária, realiza uma capacitação, em três encontros, voltada a profissionais da rede básica e serviços relacionados. Mensalmente, centenas de pessoas recebem atendimento na especialidade. Entre os objetivos do encontro está o de manter as equipes atualizadas sobre os flu

A Unidade de Fisioterapia da Secretaria Municipal da Saúde, serviço referenciado para a rede, que funciona na Antiga Estação Ferroviária, realiza uma capacitação, em três encontros, voltada a profissionais da rede básica e serviços relacionados. Mensalmente, centenas de pessoas recebem atendimento na especialidade.
Entre os objetivos do encontro está o de manter as equipes atualizadas sobre os fluxos do trabalho, favorecendo otimização das vagas e redução do tempo de espera para os pacientes. A atividade aconteceu em grupos, nos períodos da manhã e tarde.
Participaram médicos, enfermeiras, fisioterapeutas do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e servidores responsáveis pelo agendamento na Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).
“Há necessidade desse diálogo com as equipes sobre o fluxo de encaminhamentos para o serviço de fisioterapia do município (próprio) e dos parceiros. A tendência é que, quanto mais estivermos alinhados sobre o fluxo, maior será a agilidade para início da fisioterapia”, destacou a fisioterapeuta Lara Mayumi Ishida Ocanha, responsável pela unidade especializada.
A Secretaria Municipal da Saúde mantém intensa programação de treinamento com os servidores, envolvendo também parceiros de outras instituições, que atuam na rede primária e especializada de saúde.
As ações são organizadas por meio do Nepem (Núcleo de Educação Permanente de Marília), com envolvimento da área interessada em ampliar conhecimento/atualização dos trabalhadores.