Livro conta os 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP ao retratar as transformações de vidas

À venda para todos os públicos, “Atos de Coexistência” trata dessa iniciativa contínua e singular, escrita pelo jornalista e crítico de teatro, Valmir Santos, com imagens do fotógrafo especialista em artes cênicas Bob Sousa e publicada pela Sesi-SP Editora.

À venda para todos os públicos, “Atos de Coexistência” trata dessa iniciativa contínua e singular, escrita pelo jornalista e crítico de teatro, Valmir Santos, com imagens do fotógrafo especialista em artes cênicas Bob Sousa e publicada pela Sesi-SP Editora.

Ao contrário de um livro histórico, a publicação da Sesi-SP Editora projeta a energia e potência do NAC (Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP), por sua abrangência e três décadas de atividades ininterruptas. É sensível ao contar essa história a partir das pessoas, sejam dos grandes nomes que iniciaram o programa, dos orientadores que hoje atuam, e também dos alunos.

Escrito por Valmir Santos, um dos mais reconhecidos críticos de artes cênicas e jornalista cultural, com imagens do fotógrafo especialista em artes cênicas Bob Sousa, a convite do Sesi-SP, o livro retrata uma iniciativa singular no contexto brasileiro e latino-americano, sem deixar de enaltecer as transformações de vida das pessoas que passaram pelo NAC, a partir da prática teatral, um ambiente de diálogo e respeito pelas diferenças.

“Compartilhar as histórias de superação, que podem inspirar mais pessoas e inciativas a promover o protagonismo das pessoas, com base na democratização da cultura, é a proposta do Sesi-SP; chamar a atenção dessa obra para além dos especialistas, técnicos e alunos de teatro”, explica Miriam Rinaldi, supervisora do NAC do Sesi-SP.

Resumo: As páginas ecoam vozes de aprendizes, orientadores e técnicos, além de gestores atentos ao aperfeiçoamento permanente. Todos eles, em alguma medida, tocados pelas ideias amadoras, comunitárias e humanistas ajudaram a solidificar a identidade do NAC e a prover sua memória feita de histórias singulares.

À venda nas secretarias das unidades do Sesi-SP (www.sesisp.org.br/unidades) e no site da Sesi-SP Editora (www.sesispeditora.com.br). Preço sugerido: R$ 30,00.

OS AUTORES

Valmir Santos é jornalista e crítico de teatro. Idealizador e coeditor do site Teatrojornal - Leituras de Cena. Membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT.

Bob Sousa é fotógrafo de teatro especializado de São Paulo. Possuiu um acervo pessoal de imagens onde estão registrados mais de 300 espetáculos. Autor do livro Retratos do teatro (Editora Unesp).

Sobre o NAC

Com 30 anos de existência, o Núcleo de Artes Cênicas é um dos mais expressivos programas de formação em cultura do Sesi-SP. Atende mais de 6 mil alunos por ano, atuando na promoção da qualidade de vida em cursos para adultos, na orientação de jovens estudantes de teatro e na expansão da criatividade infantil por meio da vivência teatral e que incide profundamente na formação de público das cidades e bairros do Estado de São Paulo.