Jantar comemora 20 anos do curso de Ciência da Computação

O Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha – Univem, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, promoveu, na última quinta-feira, dia 6, no Sun Valley, Jantar Comemorativo marcando os 20 anos do curso de Ciência da Computação, uma trajetória de realizações que transformaram a formação de profissionais de Computação e a indústria de Tecnologia da Informação do centro-oeste p

O Centro Universitário Eurípides Soares da Rocha – Univem, mantido pela Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, promoveu, na última quinta-feira, dia 6, no Sun Valley, Jantar Comemorativo marcando os 20 anos do curso de Ciência da Computação, uma trajetória de realizações que transformaram a formação de profissionais de Computação e a indústria de Tecnologia da Informação do centro-oeste paulista.
O evento reuniu reitores, docentes, mantenedores, autoridades, alunos, ex-alunos, funcionários e convidados que destacaram a importância do curso, não somente para a formação de profissionais de excelência, mas, também, como investimento para o desenvolvimento tecnológico de Marília e região.
Segundo salientou o coordenador do curso de Ciência da Computação do Univem, Prof. Dr. Elvis Fusco, há duas décadas a instituição tomou uma decisão estratégica, com investimento a longo prazo, e que   hoje colhe bons frutos. “Num momento em que a instituição tinha uma tradição nas áreas do Direito, Administração e Ciências Contábeis, o Reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares acreditou que o curso seria um investimento para a instituição e para Marília. “A partir do que se acreditou há 20 anos, Marília, hoje, é a Capital Nacional da Tecnologia da Informação. Está entre as três cidades do Estado como reconhecimento de cluster de TI. Hoje, nosso planejamento é para daqui cinco anos, tudo tendo o curso dando sustentabilidade de mão-de-obra, para abertura de novas empresas e para o desenvolvimento científico para que essas empresas possam inovar”, frisou.
De acordo com a Pró-Reitora de Graduação do Univem, Profª Drª Raquel Ferraroni Sanches, o curso de Ciência da Computação comemora a seriedade, o envolvimento e o enfrentamento dos desafios. “Chegar aos 20 anos com um curso tão dinâmico, inovador e moderno, é um grande desafio. É imprescindível observar o quanto o curso contribuiu e contribui para o desenvolvimento da cidade e região. Nossos alunos saem com um diferencial muito grande, e esse diferencial é motivo de orgulho, é o que faz toda a diferença”, ressaltou.
Ao longo dessas duas décadas, o curso tem se destacado pela sua contribuição na pesquisa científica na área da Computação em nível nacional e internacional, na formação dos principais profissionais e lideranças no mercado de TI e na criação de empresas de alta tecnologia.
Em 1998, para a instalação do curso, a instituição contratou professores de universidades públicas federais, a exemplo do Professor Ildeberto de Genova Bugatti, que deixou a Universidade de São Carlos para ser o primeiro coordenador do curso no Univem. 
Presente ao Jantar Comemorativo, o Prefeito Daniel Alonso destacou todo o ambiente de inovação gerido pelo Univem, entre eles o Centro Incubador de Empresas, e o trabalho desenvolvido para o credenciamento do Parque Tecnológico junto ao Governo do Estado. “O curso de Ciência da Computação extrapola a sala de aula. Temos no mercado, empresas que nasceram aqui, e em breve o Parque Tecnológico sob a gestão do Univem”, disse.
Conforme afirmou o Reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, muito da solidez do Univem, se deve aos cursos da área de Tecnologia da Informação que, ao longo desses 20 anos, tem colocado o centro universitário entre as melhores instituições de ensino superior do País. “Vinte anos passaram muito rápido, e nesse tempo mudamos o conceito de desenvolvimento da cidade e região. Hoje, caminhamos para a instalação do Parque Tecnológico e só temos o que comemorar”, concluiu.