Museu Índia Vanuíre apresenta exposição em parceria com o Consulado Japonês

Em setembro, o Museu Índia Vanuíre, - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela a ACAM Portinari -, em Tupã, apresenta a exposição "Da Terra do Sol Nascente para o Brasil - 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil". A mostra conta com a parceria do Consulado Geral do Japão, em São Paulo.

Em setembro, o Museu Índia Vanuíre, - instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela a ACAM Portinari -, em Tupã, apresenta a exposição "Da Terra do Sol Nascente para o Brasil - 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil".  A mostra conta com a parceria do Consulado Geral do Japão, em São Paulo.

São 45 peças originalmente japonesas que integram o acervo itinerante do Consulado. Entre elas estão maquetes dos Patrimônios da Unesco, como santuários, templos, cúpula da bomba atômica e castelos, carpas voadoras, vestimentas típicas, como quimono formal, sombrinha e leque, maquetes de culinária tradicional, bonecas de porcelana, horóscopo japonês e reprodução dos meses em madeira, além de representações de meninos e meninas.

"Os objetos que compõem a mostra são itens fundamentais para promover o conhecimento da cultura oriental, além de despertar a memória e emoção da comunidade nipônica presente em Tupã e na região", explica a gerente do Museu, Tamimi Rayes Borsatto.

A exposição dialoga com o primeiro módulo do Museu - "Creio em Tupan" - que reúne objetos de imigrantes que ajudaram no desenvolvimento local, entre eles os japoneses, representados no acervo da instituição por vestimentas, bonecas, utensílios de chá e um Hinamatsuri.

Aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita, o Museu H. P. Índia Vanuíre está localizado na rua Coroados, 521 - Tupã (SP). A exposição "Da Terra do Sol Nascente Para o Brasil: 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil"