Psicologia da Unimar discute temas atuais da profissão

Com temática “Diálogos Transversais em Psicologia”, a Semana de Estudos do curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) traz uma série de reflexões aos acadêmicos e docentes. Durante quatro dias, os participantes discutirão temas buscando compreender as complexidades do ser humano e os atravessamentos históricos da Psicologia. Para a coordenadora do curso, Ana Lucia Lopes, a Psicologia

Com temática “Diálogos Transversais em Psicologia”, a Semana de Estudos do curso de Psicologia da Universidade de Marília (Unimar) traz uma série de reflexões aos acadêmicos e docentes. Durante quatro dias, os participantes discutirão temas buscando compreender as complexidades do ser humano e os atravessamentos históricos da Psicologia.
Para a coordenadora do curso, Ana Lucia Lopes, a Psicologia é uma ciência de transformação que deve se preocupar com debates político-sociais, contextualizando as temáticas emergentes. “Vamos falar de temas que vão além da sala de aula. São assuntos complexos e que precisam ser discutidos pelos estudantes, futuros profissionais. É uma oportunidade única, pois atravessamos muros extraclasse para nos conectarmos com experiências que estão acontecendo no mercado, trazendo a realidade vivida pelos profissionais das mais diversas áreas de atuação”, explica.
A primeira noite contou com apresentação cultural da peça “Grite!”, seguida pela mesa redonda “A(s) Transversalidade(s) da Psicologia: uma introdução!” com participação da coordenadora do curso, Ana Lúcia Lopes, a docente Karla Cristina Rocha Ribeiro e pelo psicólogo Dr. Luiz Bosco Sardinha Machado Júnior. Na terça-feira foi a vez de interagir em oficina de turbante e capoeira, assistir ao “Slan de Poesia” e discutir o “Enfrentamento e Resistência: Um Diálogo Sobre as Questões Étnico-Raciais” com a secretária de Cultura de Marília, Luciana Santos e o psicólogo Paulo Vítor Palma Navasconi.
Ontem, os acadêmicos participaram de oficina de psicodrama com a psicóloga, Jéssica Daiana de Oliveira, assistirão à performance do Grupo Diamonds e à mesa redonda “Sexo, Sexualidade e Gênero: reconhecendo conceitos e identidades” com o doutor em educação Cin Falchi e a psicanalista Letícia Lanz, primeira presidente da Associação Brasileira de Transgêneros (ABRAT), uma das profissionais mais aguardadas pelos participantes.
As programações continuarão hoje com workshops no período da tarde. A noite haverá apresentação de música e mesa redonda sobre “Saúde Mental e Adolescência: um debate emergencial acerca do suicídio” com psicóloga e psicanalisa, Patrícia Nunes e a psicóloga e psicoterapeuta, Luciana Zombini Handa. A Semana de Psicologia da Unimar será encerrada na sexta-feira com o tradicional Sarau Cultural trazendo apresentações dos mais diversos gêneros artísticos.