Roteirista Sergio Chaves e desenhista Allan Ledo lançam HQ na Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Um dos mais novos títulos do selo Jupati Books (Marsupial Editora) é a história em quadrinhos

 

Um dos mais novos títulos do selo Jupati Books (Marsupial Editora) é a história em quadrinhos "O vazio que nos completa", de autoria do roteirista Sergio Chaves e do desenhista Allan Ledo, que será lançada nacionalmente em setembro deste ano na Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

A HQ tem como protagonista um rapaz que, após sofrer um surto psicótico, descobre ter esquizofrenia. Ao longo da história, o personagem passa a se questionar sobre o limite entre realidade e imaginação nas suas relações interpessoais, abordando diretamente a questão do duplo, tema subjetivo e psicológico representado na história da arte sob inúmeras formas e linguagens.

A vida de Douglas muda completamente quando ele é diagnosticado com esquizofrenia. Atormentado por alucinações, seu mundo volta a fazer sentido quando conhece Letícia, por quem se apaixona. Mas tudo muda quando Guilherme, seu melhor amigo, afirma que ela não passa do fruto de sua imaginação, desencadeando novamente a dúvida sobre o que é real em sua vida.

Dentro desse espectro de personagem dividido, marcado pelos desdobramentos de personalidade e todas as questões que ela suscita, na composição da história será possível perceber influências de grandes autores como Fiódor Dostoiévski, Andrei Tarkovski, Albert Camus e Ingmar Bergman.

Parceiros de criação desde 2009, Sergio Chaves e Allan Ledo apresentam uma narrativa intimista e introspectiva construída com total consciência para evitarem estereótipos ou caricaturas tão vulgares quando o assunto é esquizofrenia. Aqui, os autores utilizam-se de metalinguagens e metáforas para ilustrarem diferentes modos de pensar e ver a realidade, permeada entre as alucinações da protagonista da HQ. Trata-se, antes de tudo, de uma obra de caráter artístico e cultural, repleta de signos, nuances e múltiplas camadas de leitura.

Pré-venda no site https://www.lojamarsupial.com.br

OS AUTORES

Sergio Chaves nasceu em Vera Cruz, interior de São Paulo. É editor e roteirista de quadrinhos. Começou a editar fanzines no final dos anos 1990 e hoje, formado em Design Gráfico, trabalha com produção editorial. É um dos responsáveis pelo selo Café Espacial, com o qual conquistou prêmios nacionais e destaque internacional. Já teve histórias publicadas em antologias como Venham +5 (Portugal) e Feitiço da Vila: a poesia de Noel Rosa em quadrinhos (Jupati Books). O vazio que nos completa é sua primeira narrativa longa. E-mail: osergiochaves@gmail.com

Allan Ledo nasceu em Curitiba, Paraná. É desenhista e arte-educador formado em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Foi professor de HQs na Gibiteca de Curitiba e ilustrador de publicidade. Seus trabalhos foram publicados na Manticore, Fantasias Urbanas, Café Espacial, La Bouche du Monde (França) e outras publicações. Com o roteirista Eder S. Rodrigues, publicou em fanzines a série Sangrando até morrer (1999-2007) e o álbum Entressafra (Editora Marca de Fantasia). E-mail: ledoart@gmail.com