Base do 'Talentos 10' ainda longe de repetir a boa fase do profissional

Logo na estreia do Campeonato Paulista Sub-15, representante de Marília tomou de 10 a 2 para o Linense

Em seu primeiro ano como agremiação filiada à Federação Paulista de Futebol (FPF), o Talentos 10 Atlético Clube (TAC) surpreende no Campeonato Paulista da 4ª Divisão (Sub-23). Na 1ª fase o representante de Marília se classificou como líder de seu grupo e nesta 2ª etapa está na 2ª colocação, podendo avançar já neste domingo (dia 12), em Itararé, contra o time local, em caso de vitória e com duas rodadas de antecedência.

Porém, o sucesso no profissional está bem longe das categorias de base. O sub-15 do “Canarinho” fez uma campanha vexatória no Campeonato Paulista. Logo na estreia, goleada sofrida em Lins de 10 a 2 para o Linense. Diante do rival Noroeste, no Abreuzão, derrota por 10 a 0. A equipe ainda levou um 6 a 0 do Tupã, fora de casa e acabou a 1ª fase na vice-lanterna do grupo, com apenas uma vitória somada em 12 jogos (um empate e dez derrotas). Foram 53 gols tomados e somente seis marcados.

O sub-17 do TAC foi um pouco melhor, mas também ficou longe de passar da 1ª fase do estadual. A equipe acabou na 4ª colocação (13 pontos), contudo ficou a 11 pontos do 3º lugar. Nessas duas categorias o T10 foi representado pelo projeto social Sport Center Lácio.

O sub-11 e o sub-13 do ‘Talentos 10’ parecem ir pelo mesmo caminho, pois ambos estão na vice-lanterna de seus grupos. Com sete rodadas disputadas até o momento, o time até 11 anos tem apenas uma vitória (dois empates e quatro derrotas), está com cinco pontos e a nove da zona de classificação direta e a cinco de uma possível vaga como um dos melhores terceiros lugares. Já o sub-13 não venceu nenhuma partida e tem só dois pontos (dois empates e cinco derrotas). A distância para o G-2 é de 14 pontos, sendo de nove para o 3º colocado. As duas equipes de base são representadas pelo projeto social de Bauru, chamado de “Estrela do Amanhã”, que conta também com alguns atletas da escolinha mariliense Passe Certo.

A categoria sub-20 do ‘Talentos 10’ estreou na última sexta-feira (dia 3), pelo Campeonato Paulista da 2ª Divisão e perdeu para a Santacruzense, no Abreuzão, por 1 a 0. O time é gerido pelo próprio clube e os atletas treinam no Centro de Treinamento de Duartina, onde também trabalha o profissional.

O diretor executivo do T10, Matheus Foreaux, admitiu que o desempenho dos times de base não têm sido bom e que uma mudança de planejamento será realizada para 2019. “O motivo (das campanhas ruins) é que terceirizamos toda nossa base, do sub-11 ao sub-17. Infelizmente tivemos resultados ruins devido a isso. Para o ano que vem não vamos repetir o procedimento. O sub-20 estreou com derrota, mas tenho certeza que será mais competitivo, a partir desta 2ª rodada, já que mais oito jogadores foram inscritos”, declarou.