Univem lança cursos de graduação a distância

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) lança cursos de graduação a distância, inovação que atende a uma demanda atual, mas com o diferencial da qualidade, metodologia ativa e certificações intermediárias. O portal da EaD já está funcionando e as inscrições para o vestibular online estão abertas. O lançamento da Educação a Distância foi realizado ontem com uma solenidade no auditório

O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) lança cursos de graduação a distância, inovação que atende a uma demanda atual, mas com o diferencial da qualidade, metodologia ativa e certificações intermediárias. O portal da EaD já está funcionando e as inscrições para o vestibular online estão abertas.
O lançamento da Educação a Distância foi realizado ontem com uma solenidade no auditório do Univem. O prefeito Daniel Alonso participou do evento. “O Univem tem 51 anos de trajetória educacional pautada em valores, cultura e ensinamentos e possibilita à cidade o parque tecnológico. É uma instituição de ensino que atua em sintonia com as demandas atuais e futuras”, elogiou.
A proposta do Univem é oferecer a mesma qualidade na EaD que já tem nos cursos presenciais, mas para quem conta com uma flexibilidade maior no modelo de ensino. A metodologia ativa e as certificações intermediárias desenvolverão nos alunos competências e habilidades que fundamentam a construção de novos conhecimentos.
“É preciso maior disciplina por parte do aluno, no entanto, a EaD abre possibilidade para quem não se encaixa no modelo tradicional de ensino, seja por motivos de logística, de tempo ou financeiros, se tornando protagonista na realização do sonho de cursar uma faculdade”, disse o reitor do Univem, Luís Carlos Macedo Soares.
Macedo observou que o Univem trabalhou um ano para estruturar os cursos a distância dentro do padrão de qualidade da instituição e ressaltou que transformação digital tornou possível trazer a EaD para o mesmo nível dos cursos presenciais.
A Educação a Distância também torna possível o curso superior dessa instituição aos moradores dos locais mais remotos, encurtando distâncias.   O Univem estará ainda mais próximo de alunos de diferentes regiões do Brasil.
Segundo o coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Univem (NEaD), Leonardo Botega, o curso a distância é uma possibilidade para quem não consegue comparecer, presencialmente, à sala de aula, mas busca, por meio de uma ferramenta digital, a flexibilidade de horário para os estudos, com valores acessíveis e formação superior com qualidade.
“O projeto pedagógico dos cursos de educação a distância do Univem é igual ao do presencial, e é formado com a mesma perspectiva e rigor para o desenvolvimento das competências”, reiterou o coordenador.
Crescimento e desenvolvimento da EaD
Graças ao avanço da tecnologia, essa nova modalidade de ensino tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Segundo o Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), de 2004 a 2015, o número de alunos em cursos de educação a distância (EAD) aumentou 20 vezes, chegou a 1,39 milhão e respondeu por 17,4% das matrículas no ensino superior privado. Até 2023, de acordo com pesquisa realizada pelas empresas Sagah e Educa Insights, a previsão é que o ensino superior a distância corresponda a 51% do mercado.
O Univem lança, a partir deste semestre, cinco cursos de graduação na modalidade EaD. São eles: Tecnologia de Serviços Jurídicos, Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação e Tecnologia em Processos Gerenciais.