Zeca Camargo lança livro com receitas vegetarianas da Índia

Zeca Camargo é um viajante nato e já conheceu 112 países. Mas um lugar tem um cantinho especial no coração do apresentador do programa "É de Casa": a Índia, país visitado por ele nove vezes.

Zeca Camargo é um viajante nato e já conheceu 112 países. Mas um lugar tem um cantinho especial no coração do apresentador do programa "É de Casa": a Índia, país visitado por ele nove vezes.

A paixão por lá é tanta, que Zeca decidiu produzir um livro com receitas da culinária indiana. Em entrevista ao Gshow, ele disse que a ideia surgiu em 2015 durante uma conversa entre amigos que também apreciam as comidas da Índia.

Em 2016, o projeto começou a andar e rolou mais uma viagem para a Ásia. Quem acompanhou o apresentador nessa jornada foi um amigo: Vanuresh Tuli. "Qualquer desculpa para ir à Índia eu acho bacana (risos). A gente fez uma viagem só culinária, foi lá para comer, experimentar. Ele me mostrou coisas incríveis. Quando voltamos, achei que a gente tinha um material bacana para fazer esse livro", contou o apresentador.

Algumas das fotos do livro "Índia - Sabores e Sensações" são do próprio Zeca Camargo. E as receitas - todas vegetarianas - são as que Vanuresh Tuli aprendeu com a mãe. "É supercaseiro e facílimo de preparar. Tem umas 40 receitas. A gente optou por fazer vegetariana porque é o coração da cozinha indiana".

Um dos desejos de Zeca Camargo é que a culinária indiana se torne mais popular entre os brasileiros. "Tem de tudo e é superfresco. E uma coisa que o brasileiro adora: é supercondimentado, não é apimentado. Tem sabores muito intensos. É uma cozinha muito perfumada, condimentada, tem textura. Quem experimentar essas receitas vai descobrir coisas", explicou o apresentador do "É de Casa".

 

Aprenda a fazer um delicioso Kheera

Raita (Iogurte com Pepino Ralado)

Receita indiana leva 5 minutos para ser preparada e é feita com apenas 5 ingredientes. Servindo 4 pessoas, acompanhamento pode ser usado como molho ou consumido como salada. Receita faz parte do livro que Zeca Camargo está lançando.

Ingredientes - 1/2 xícara (chá) de iogurte natural / 1/2 unidade de pepino / 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída / 1 colher (chá) de sementes de cominho / 1/2 colher (chá) de sal refinado.

Modo de Preparo - Rale o pepino (ou corte em pedaços pequenos) e junte ao iogurte. / Toste as sementes de cominho em uma frigideira seca e moa até obter um pó (use um pilão ou liquidificador). / Misture o cominho e a pimenta ao iogurte, e mantenha na geladeira até o momento de consumir. / Adicione o sal apenas na hora de servir.