CINE CULTURA

Em "O Grande Ditador", filme que o Cine Cultura exibe hoje, às 14h, na sessão Melhor Idade Ama Clássicos, Charles Chaplin usa todo o seu arsenal de vivendo Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler, e um barbeiro judeu, quase sósia do ditador.

Em "O Grande Ditador", filme que o Cine Cultura exibe hoje, às 14h, na sessão Melhor Idade Ama Clássicos,  Charles Chaplin usa todo o seu arsenal de vivendo Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler, e um barbeiro judeu, quase sósia do ditador. Trocadilhos, gags visuais e pastelão enchem a tela à medida que Chaplin sutilmente critica o fascismo e o nazismo, revezando seus humor com tristes imagens de um gueto aterrorizado por tropas inimigas. Trechos imortais incluem a embriagada dança de Hynkel com um globo terrestre, a 'luta de cabeça para baixo' e Hynkel e Jack Okie, vivendo um personagem parecido com Mussolini, freneticamente elevando os assentos de suas cadeiras de barbeiro em mais uma disputa sem sentido. Direção: Charles Chaplin. Duração: 125 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos.

"QUARTA ESPECIAL"

Também nesta quarta (8), às 20h, o Cine Cultura exibe na sessão "Quarta Especial" o filme "O Planeta dos Macacos" (Planet of the Apes - EUA, 1968), dirigido por Franklin J. Schaffner. O astronauta Taylor (Heston) faz uma aterrissagem forçada em um planeta distante dominado por macacos que usam uma primitiva raça de humanos para experiências e como caça esportiva. Logo Taylor acaba entre os caçados, e sua vida está nas mãos de um benevolente cientista chimpanzé (Roddy McDowall). Duração: 112 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos.

Com entrada gratuita, as sessões do Cine Cultura acontecem na Sala de Projeção Municipal “Emílio Peduti Filho”, localizada na av. Sampaio Vidal, 245 - piso superior (entrada pelo Museu de Paleontologia). Mais informações: tel. 3402-6600, ramal 6616.