Transporte aéreo bate recorde histórico com mais de 30 milhões de pessoas voando num mesmo dia

Dados mostram que 202.000 voos foram realizados no último dia 30 de junho, com uma média de 8.423 voos por hora

No último sábado, 30 de junho, a aviação comercial mundial registrou um novo recorde ao registrar 202.157 aviões em voo, o que representa quase o dobro da média diária. O início das férias de verão no hemisfério norte amplia consideravelmente o uso do transporte aéreo nos Estados Unidos e na Europa, além do Atlântico Norte, justamente a rota que conecta ambos os mercados.

Segundo dados da Iata, os voos comerciais possuem ocupação média global de 150 passageiros, o que representa que no último dia de junho voaram mais de 30 milhões de pessoas. Pelo último relatório da Iata, o ano de 2018 deverá registrar mais de 4,36 bilhões de passageiros transportados ao redor do mundo, uma média de quase 12 milhões de passageiros diários.

A marca histórica foi registrada pelo site FlightRadar24, que monitora em tempo real a maior parte do tráfego aéreo global. Com 202.157 voos em um único dia, a média horária foi de 8.423 voos, ou 1.263.450 passageiros voando simultaneamente por hora. Como comparação, considerando a média de 30 milhões de passageiros transportados, seria o mesmo que toda a população da Venezuela tivesse viajado, ou que metade da população da Itália tivesse resolvido voar no mesmo dia, ou ainda que todos os habitantes de São Paulo, Pequim e Hong Kong tivesse saido para viajar. Por hora a aviação transportou um número quase identico a toda população da Estônia.