Cabeleireiro é atividade com maior número de MEIs em Marília

Os cabeleireiros lideram o ranking de atividades com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Marília, conforme levantamento do Sebrae. São 849 registros, seguidos dos empresários do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (835), obras de alvenaria (623) e bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas (321). O levantamento mostra que ainda no

Os cabeleireiros lideram o ranking de atividades com o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) em Marília, conforme levantamento do Sebrae. São 849 registros, seguidos dos empresários do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (835), obras de alvenaria (623) e bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas (321).
O levantamento mostra que ainda no setor de beleza, existem mais 309 MEIs registradas como outras atividades, que incluem profissionais de limpeza de pele, massagem facial, maquiagem e depilação, por exemplo. No total, o setor de beleza registra 1.158 MEIs na cidade.
Os dados se referem ao número de MEIs ativas no mês de junho de 2018 em Marília. No total, a cidade mantém 10.937 MEIs nas mais diferentes atividades. Em relação ao mesmo mês do ano passado o número também cresceu.  Em junho de 2017 Marília  mantinha ativas 9.044 MEIs.
O apoio e orientação dados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) contribuem para que os empreendedores busquem a formalização e a profissionalização no negócio.
A cabeleireira Marli Aparecida de Oliveira Marcelino  atua na profissão há 24 anos e trabalhava com seu salão de beleza em casa.  Há poucos anos decidiu se formalizar e abriu uma MEI. Procurou o Sebrae e além de receber todas as informações para  formalização do negócio ainda fez vários cursos profissionalizantes.
“Sempre atendi em casa. Eu queria ter mais segurança, pensando no futuro ter uma aposentadoria, ter um respaldo se precisar do INSS, então procurei o Sebrae”, disse Marli. A cabeleireira recebeu informações importantes para quem quer formalizar seu negócio. Ela fez o Empretec e vários outros cursos na sua área de atuação.
“É muito bom o auxílio que temos do Sebrae porque eles abrem nossa visão sobre ter um negócio com muitas orientações comerciais, financeiras. Tudo sobre como gerir o negócio”, disse.
Com mais conhecimento e apoio, Marli viu seu salão de beleza crescer. Hoje ela está ampliando as instalações e além do atendimento de cabeleireira, o salão oferece manicure, pedicure, design de sobrancelha e uma sala especial para atendimento de noivas. “Eu continuo sempre fazendo cursos para me atualizar. A gente está ampliando o espaço. Já fiz várias reformas. O Sebrae abre a visão de quem está começando”, disse.
FORMALIZAÇÃO  E APOIO
O trabalhador  informal pode se tornar um Microempreendedor Individual legalizado e passar a ter CNPJ. Entre as vantagens da formalização do negócio, estão a facilidade de abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano ou R$ 6.750,00 por mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria. O MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
Segundo o gerente do Sebrae Marília, Ricardo Borgheresi Calil, os microempreendedores que atuam de maneira informal encontram todas as orientações no Sebrae  para formalizar seu negócio. Aprendem o passo a passo da formalização, direitos e deveres, a contribuição mensal e como proceder na emissão das notas fiscais. O Sebrae também oferece cursos em diferentes áreas para que os empreendedores possam se capacitar e aprimorar a atividade. O Sebrae mantém um portal na internet com todas as informações, o www.sebrae.com.br. Os interessados também podem procurar a sede do Sebrae de Marília na avenida Brasil 412 – Fone 3402.0720.