Seminário na Unimar recebe profissionais do Brasil e do exterior

Foi aberto ontem na Unimar o SEED (Seminário Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Sociedade “Desafios da Sustentabilidade”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito. O evento prossegue hoje (09) no bloco 2 e reúne profissionais do Brasil e do exterior. Os participantes foram recebidos no hall da reitoria com coffee break e participaram de grupos de trabalho . O seminário cont

Foi aberto ontem na Unimar o SEED (Seminário Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Sociedade “Desafios da Sustentabilidade”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito. O evento prossegue hoje (09) no bloco 2 e reúne profissionais do Brasil e do exterior.
Os participantes  foram recebidos no hall da reitoria com coffee break e participaram de grupos de trabalho . O seminário conta com a presença de estudantes e profissionais de São Paulo, Paraná, Fortaleza, Rio de Janeiro, entre outros estados, que inscreveram artigos  para apresentação nos grupos de trabalho.
A abertura oficial  foi realizada com mesa de debate sobre Direito Ambiental com a pró-reitora de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara falando sobre “Mariana – Tragédia socioambiental e econômica”.
A professora dra. Norma Sueli Padilha, da UFMS, falou sobre o compromisso constitucional com a sustentabilidade ambiental: os 30 anos da Constituição Verde. O seminário contou com a participação especial da coordenadora do mestrado em Direito Ambiental da Universitat Rovira i Virgili (Espanha), dra. Susana Borràs Pentinat, ministrando sobre o tema “ Economia Circular: ¿hacia uma revolución global?”.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, disse que o seminário está recebendo alunos e profissionais de diferentes partes do país, além da presença da professora Susana Pentinat, da Universidade Rovira da Espanha, que mantém convênio com a Unimar. “Firmamos convênio com essa universidade da Espanha para o intercâmbio de nossos alunos e professores e o seminário é mais um evento que destaca o trabalho desenvolvido na pós-graduação da Unimar”, disse.
O evento recebeu apoio institucional de instituições como o Compedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras universidades do Brasil.
Para o presidente da OAB de Marília, Marlúcio Bomfim, que participou do seminário, a cidade de Marília ganha muito com eventos como este. “A academia faz com que possamos estar constantemente evoluindo. E apesar da distância da Capital os eventos promovem um intercâmbio entre os profissionais e os aproxima”, disse.
Sinara Lacerda, mestre pela Unimar e cursando doutorado na Unimar, a troca de conhecimentos e a divulgação dos trabalhos científicos são essenciais para alunos da pós-graduação. “A Unimar é uma instituição que investe em pesquisa científica e este é o principal diferencial, além da apresentação do que estamos produzindo. Não tem como fazer pós-graduação sem eventos”.
Para o professor Valter Moura do Carmo, organizador do seminário, o evento tem grande importância pois traz para Unimar a professora Susana Pentinat, considerada atualmente um dos maiores nomes em Direito Ambiental da Espanha. “Com o convênio firmado pela Unimar com a universidade  da Espanha, alunos e professores realizam trabalhos e estudos científicos”, disse.

HOJE
O seminário prossegue hoje (09) a partir das 9h com a  mesa redonda sobre carreira acadêmica e pós-graduação com o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto e o docente titular da UFMS, dr. Vladmir Oliveira da Silveira.