Cardápio do Brotas Gourmet 2018 tem de jaracatiá a búfalo

Festival gastronômico, que neste ano vai durar um mês e tem como tema “Sabor Emoção”, reúne pratos especialmente criados para o evento

O Brotas Gourmet 2018, o tradicional festival de Brotas que neste ano vai durar um mês - de 15 de agosto a 15 de setembro -, terá um cardápio bem variado, com pratos inspirados na culinária regional e releituras de iguarias típicas de outros países. Entre os ingredientes regionais, estão o jaracatiá, fruto de árvore parente do mamoeiro que é nativa da mata atlântica e muito comum na região de Brotas, e carne e muçarela de búfala criada no município de Brotas. Mas também tem iguaria típica do México (tacos), do Peru (ceviche), de Portugal (bacalhau) e do Havaí remetendo ao Japão (poke). Também inclui hambúrguer artesanal e opções para vegetarianos.

Quatorze restaurantes de Brotas criaram pratos especialmente para o festival gastronômico. O desafio lançado aos chefs e cozinheiros é colocar o tema do festival, que neste ano é “Sabor Emoção” em suas produções, seja no sabor, nos ingredientes utilizados, na forma de preparo, nas combinações ou mesmo na apresentação. A chef Daniela Cordeiro Bighetti, do Senac de Águas de São Pedro, que faz a curadoria do evento, afirma que a emoção já está garantida pela variedade de influências do cardápio.

Para os chefs e cozinheiros, explica Daniela, a emoção está no desafio de preparar um prato com ingrediente pouco usual, fazer uma combinação inovadora, encontrar a melhor forma de apresentação ou fazer a releitura de uma culinária mais exótica. “É preciso ousadia para criar um prato assim, da mesma forma que é preciso uma dose de coragem em várias atividades de aventura de Brotas”, compara. Já para quem vai degustar as iguarias, a emoção é, num mesmo festival, experimentar comidas tão diferentes.

A ideia é exatamente essa, frisa Vivian Cunha, presidente da Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur), entidade que realiza o Brotas Gourmet. “O tema Sabor Emoção foi escolhido para celebrar a vocação da cidade. A ideia é convidar os visitantes a sentirem emoção também na gastronomia”, afirma. Além das comidas, o festival terá quatro tendas comercializando bebidas.

Neste ano, o Brotas Gourmet será realizado em duas fases. Na primeira, de 15 a 18 de agosto, será uma grande festa em que restaurantes, expositores, música e aventura estarão reunidos num único local, no Sindicato Rural, como nas edições anteriores. Na segunda, de 19 de agosto até 15 de setembro, continua nos restaurantes participantes, com os mesmos pratos, tamanhos e valores. Os pratos serão vendidos a valores entre R$ 15,00 e R$ 20,00. O festival, que está na sétima edição, tem outra novidade, a ampliação das atrações artísticas. Na primeira fase, ao invés de um show por noite, serão dois - o primeiro às 18h e o segundo às 21h, para fechar a noite.

O secretário de Turismo de Brotas, Fabio Pontes, acrescenta que o Brotas Gourmet cresce a cada ano e é um dos marcos do calendário anual do município. “O Brotas Gourmet não só é o mais importante evento de Brotas, como também é vitrine da gastronomia do município e, ao mesmo tempo, contribui significativamente para a evolução desse setor, já que o desafio é criar pratos inéditos, sempre com um tema diferente”, afirma. Para ele, a decisão de estender o festival para um mês inteiro atenderá a demanda dos turistas, que sempre buscam uma gastronomia diversificada, de qualidade e com novidades.

Brotas, reconhecida nacionalmente como a capital do turismo de aventura, a cada ano incrementa o turismo com a ampliação da rede hoteleira e gastronômica, novas atividades e a realização de eventos. A mais recente atração é o balonismo, que começou a ser oferecido neste mês de abril nas modalidades de voo panorâmico, livre e romântico. Neste ano, antes do Brotas Gourmet, durante a Copa do Mundo, o município sedia um outro festival de gastronomia, o Broteco (Festival de Comida de Boteco).

Mais informações sobre o festival: site www.brotasgourmet.com.br