Marília inaugura escritório do Comitê da Bacia Hidrográfica

Foi inaugurado ontem (16) em Marília o escritório local do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). O Comitê tem como objetivo gerir os recursos hídricos e integrar os seis comitês estaduais que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A inauguração contou com a presença do superintendente de Apoio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídrico

Foi inaugurado ontem (16) em Marília o escritório local do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema). O Comitê tem como objetivo  gerir os recursos hídricos e integrar os seis comitês estaduais que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
A inauguração contou com a presença do superintendente de Apoio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Humberto Gonçalves, do presidente do Comitê Bacia Hidrográfica do Paranapanema, Everton Souza;  além de representantes do comitê dos estados de São Paulo e do Paraná.
O prefeito de Marília, Daniel Alonso, que preside o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Aguapeí e Peixe, e o presidente da Câmara, vereador Wilson Damasceno, compareceram à inauguração. 
“O comitê representa a união dos agentes políticos, dos técnicos e da sociedade organizada. Estamos felizes e honrados por estar inaugurando esse espaço e recebendo todos os responsáveis por esses órgãos. O comitê Paranapanema é referência para nós”, disse o prefeito.
Segundo Everton Souza, presidente do CBH Paranapanema, o comitê tem desenvolvido ação forte do ponto de vista ambiental, com o desenvolvimento do Plano Integrado de Recursos Hídricos. “Esse escritório de apoio em Marília traz para o comitê uma agilidade de funcionamento dos órgãos gestores. E sempre tivemos dificuldade de levar para as reuniões a sociedade civil, ONGs, universidades. A participação da sociedade é muito importante”, disse.
Everton Souza afirmou que a principal demanda é o Plano Integrado de Recursos Hídricos onde são listadas mais de 40 prioridades que o comitê está atuando. “Um dos objetivos do comitê é fazer com que  esse patrimônio de recursos hídricos se transforme em qualidade de vida para as pessoas”, disse.
Humberto Gonçalves, superintendente da ANA, disse que a agência tem por meta apoiar a criação de comitês federais, financiando estudos apontados pelo comitê. “Precisamos garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos. Temos que garantir a mata ciliar, o uso das águas, transporte, saneamento. O plano da bacia vai nesta direção”, disse.
O CBH foi criado em 2012 e abrange os 247 municípios dos estados de São Paulo e Paraná que estão dentro da Bacia, sendo 115 do lado paulista e outros 132 em território paranaense. A missão do Comitê é fazer gestão dos recursos da Bacia Hidrográfica, melhorando a quantidade e qualidade das águas.
Hoje  (17) acontece a 10ª Reunião Ordinária do CBH Paranapanema, na qual todos os membros do Comitê irão deliberar sobre a aprovação do relatório Anual de Atividades de 2017, o Plano de Trabalho e o Plano de Comunicação. O escritório de apoio do CBH Paranapanema de Marília fica na rua  Silvio Marinho, 417 - Jardim Tangará.