VOLTA AO MUNDO - Nelci Seibel - Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras

18ª Bandoneonfest - A Bandoneonfest completa 18 anos em maio e realiza nos próximos dias 19 e 20 a 18ª edição da festa.

18ª Bandoneonfest

A Bandoneonfest completa 18 anos em maio e realiza nos próximos dias 19 e 20 a 18ª edição da festa. Pela primeira terá dois dias de programação, tendo como tema “Volta ao Mundo no Bandoneon”, para enaltecer o instrumento e demonstrar a sua versatilidade para tocar vários estilos musicais. No dia 19, às 19h, haverá a Noite de Gala no Teatro Harmonia Lyra, com bandoneonistas famosos, destacando a apresentação do bandoneonista Klaus Gutjahr, da Alemanha (também fabricante de bandoneons) e o Show Internacional de Tango, acompanhado da banda Alma e Pásion, da Argentina. No domingo (20), as atividades serão na Sociedade Rio da Prata, SC-418 K 07, Pirabeiraba, Joinville, com início às 10h. Cinco bandas irão se apresentar ao longo do dia. Haverá almoço, típico da Sociedade Rio da Prata, além de serviço de salgados, doces e bebidas. Um palco alternativo dará oportunidade a diversos músicos, que poderão se inscrever na hora. Mais informações no site www.bandoneonfest.com ou pelo e-mail bandoneonfest@terra.com.br.

 

Aeroporto de Navegantes

Durante o primeiro trimestre deste ano, foram registrados 491.208 passageiros no Aeroporto Internacional de Navegantes / "Ministro Victor Konder" (SC). Esse número representa alta de 41,9% em comparação ao mesmo período de 2017 e de 17,3% em relação a 2016. Apenas em janeiro, passaram pelo terminal catarinense 192.546 passageiros, entre embarques e desembarques. O mês representou recorde na história do terminal, com aumento de 14,8% em relação à marca anterior, que havia sido em janeiro de 2016. Em fevereiro, foram registrados 141.215 viajantes e março 157.447. De acordo com a superintendente do terminal, Andreia Nandi, a alta na movimentação de passageiros é reflexo do início das operações da Avianca, em maio de 2017, bem como do início dos voos internacionais para Buenos Aires, em dezembro do ano passado.

 

A Natureza Nos Une

Como forma de estimular o olhar atento para o meio ambiente e para as paisagens naturais, a The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, promove a 2ª edição do concurso internacional de fotografia “A Natureza Nos Une”.

A foto de uma vitória-régia em formato de coração, tirada no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, na edição de 2017, pelo brasileiro Wendell Medeiros, de Santarém (PA), Ganhadora na categoria Escolha Popular, a foto foi escolhida entre as quase 33 mil imagens inscritas e selecionada por um júri de fotógrafos de natureza como uma das 100 melhores. Logo depois, foi eleita como a melhor, pela preferência do público na internet.

Este ano, as inscrições ficarão abertas até 31 de maio. Os vencedores serão agraciados com vários prêmios. Acesse: Facebook (TNC Brasil) e Instagram (tncbrasil), em que estão publicando fotos das paisagens naturais mais bonitas com informações sobre a competição.

O concurso é dividido em seis categorias: Pessoas e Natureza, Paisagem, com ou sem pessoas, Água, dentro ou fora dela, Vida Selvagem, Cidades e Natureza e Escolha do Público (em que o público do site é o juiz). Em cada grupo, as fotos serão julgadas por sua originalidade, excelência técnica, composição, impacto global, mérito artístico e relevância do tema para a natureza e para os seres humanos.

 A The Nature Conservancy (TNC) é a maior organização sem fins lucrativos de conservação ambiental do mundo, presente em mais de 60 países, adotando diferentes estratégias com a missão de conservar as terras e águas. No Brasil atua há mais de 25 anos, promove iniciativas nos principais biomas, concentrando-se em ações ligadas à Agropecuária Sustentável, Segurança Hídrica e Infraestrutura Inteligente, além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas.