Inspirado na maior tragédia ambiental do Brasil, espetáculo Hotel Mariana chega aos palcos do SESI M

Da professora do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista à aposentada que escreve poemas, os sobreviventes do rompimento das barragens de minérios em Mariana (MG) traçam um panorama da tragédia que abalou o país

O SESI Marília recebe nesta sexta (13) e sábado (14), às 20h, o teatro documentário Hotel Mariana, inspirado na maior tragédia ambiental do Brasil (2015), com passagens relatadas por quem esteve lá. A entrada para as duas apresentações é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi).

O rompimento das barragens de minérios em Mariana (MG), com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, atingiu dois distritos rurais, matando 19 pessoas e deixando milhares desabrigadas. O vazamento provocou a morte do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos.

Indicado ao Prêmio Shell 2017, com direção de Herbert Bianchi, Hotel Mariana utiliza a técnica verbatim, um tipo de teatro documentário que reproduz no palco as palavras exatas de depoimentos reais. O material coletado é editado com a intenção de transmitir uma mensagem particular e dar sentido narrativo. Durante a apresentação, os atores usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente o que estão ouvindo. O objetivo, com isso, é atingir um grau de fidelidade que se aproxime da essência de cada entrevistado, com todas as suas características e detalhes de fala. Relatos perturbadores, surpreendentes e emocionantes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham.

  SESI Viagem Teatral

O programa realizado pelo setor de Artes Cênicas do SESI-SP apresenta um panorama da produção cênica brasileira contemporânea, proporcionando variadas experiências estéticas, para o fomento da diversidade cultural e o estímulo à formação de novas plateias. Os espetáculos de teatro, teatro-dança, teatro-circo, teatro de bonecos ou formas animadas e performances, selecionados via edital de chamamento ou convite, circulam nos teatros do SESI São Paulo, gratuitamente, o que contribui para que diversos públicos, adulto, jovem e infantil, tenham acesso a produções de qualidade, com grandes nomes da dramaturgia.

Para o ano de 2018, a seleção de espetáculos com perfil mais polêmico reflete a importância do debate de ideias, por vezes difícil, mas fundamental para o avanço da sociedade contemporânea. Os espetáculos se destacam não apenas pela relevância dos temas abordados, como pelo reconhecimento do público e da crítica especializada, muitos deles premiados.

Duração: 65 minutos. Classificação indicativa: Livre. Com capacidade para 130 lugares (4 para cadeirantes), o Teatro do SESI Marília está localizado na Avenida João Ramalho, 1306. Mais informações: tel. 3401-1500.