Cia. Fábrica de Sonhos traz para Marília "Circo Lando - O Maior Espetáculo da Terra"

Comemorando neste ano 2 décadas de estrada artística, a Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), se apresenta em Marília nos próximos dias 21 e 22, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, com a peça “Circo Lando - O Maior Espetáculo da Terra”, que retrata o ambiente do circo por meio da história dos irmãos Tito Formiga Lando e Federico Formiga Lando, palhaços de formação que re

Comemorando neste ano 2 décadas de estrada artística, a Cia. Fábrica de Sonhos, de São José do Rio Preto (SP), se apresenta em Marília nos próximos dias 21 e 22,  no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, com a peça “Circo Lando - O Maior Espetáculo da Terra”, que retrata o ambiente do circo por meio da história dos irmãos Tito Formiga Lando e Federico Formiga Lando, palhaços de formação que recebem um circo como herança do pai, Adamastor Formiga Lando. Entre as idas e vindas de um e a persistência do outro, eles lutam arduamente por um sonho, um ideal: manter de pé o universo mágico e inusitado do circo.

No circo, os dois irmãos vivem saborosos momentos de pura fantasia. No picadeiro, iluminado por uma graciosa ribalta de lâmpadas incandescentes, junto a elementos do universo circense como cortinas, baús e adereços cênicos, a dupla de palhaços compõe sua cena para contar a história da família Lando.

Tito aprende o ofício do pai e se dedica ao circo de corpo e alma. Apesar de nunca ter saído do país, conhece o Brasil de ponta a ponta. Ao longo de sua carreira, aprende a ser um excelente administrador e consegue alcançar o sucesso em sua profissão de artista e empresário, cuidando, assim, de todos que dele dependem. Já Federico, apesar de se formar um grande artista contemporâneo e completo (como ele mesmo gosta de afirmar) e de ter participado de grandes produções de teatro e cinema no exterior, ganhando rios de dinheiro, sempre foi um péssimo gestor. Em uma de suas viagens internacionais, perde tudo em Las Vegas, o que o obriga a voltar ao circo da família (único lugar que reconhece como lar). Tito, mesmo com toda a atribulação do trabalho no circo, nunca perdeu o contato com o irmão e sempre que necessário o socorre, o trazendo de volta pra casa. É exatamente neste momento que a história é contada.

A encenação, dirigida por Guido Caratori, lança mão de recursos tecnológicos como projeções para os flashbacks dos irmãos e as homenagens aos artistas que, com sua história, de uma maneira ou de outra deixaram um legado artístico que inspira novos artistas. São utilizados ainda contraluzes, trabalhando a linguagem de sombra e possibilitando múltiplas leituras para potencializar a ação dramática. Os personagens desnudam medos e frustrações, propondo superações para manter a tradição circense da família viva, pois “o espetáculo não pode parar”.

Com texto e direção de Guido Caratori, que divide o palco com Fabiano Amigucci, "Circo Lando - O Maior Espetáculo da Terra" tem a duração de 70 minutos. As apresentações em Marília serão nos próximos dias 21, às 15h (sessão fechada Proac) e 22, às 9h30, 14h30 (Projeto Escola) e 19h30 (aberto ao público), no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”. Ingressos: Inteira R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada).