Interação inicia ciclo de palestras para alunos

O Colégio Interação iniciou ontem o 1º Ciclo Alternativo de Estudos Interativos, com palestra voltada a alunos do colégio e da escola de redaçãoTito Bassan. O tema foi “Uma leitura crítica sobre o movimento escola sem partido”, ministrado pela professora doutora Ana Paula Cordeiro, da Unesp. Segundo o coordenador pedagógico do Interação, Alessandro Furlaneti, o ciclo vai abordar assuntos que pos

O Colégio Interação iniciou ontem o 1º Ciclo Alternativo de Estudos Interativos, com palestra voltada a alunos do colégio e da escola de redaçãoTito Bassan. O tema foi  “Uma leitura crítica sobre o movimento escola sem partido”, ministrado pela professora doutora Ana Paula Cordeiro, da Unesp.
Segundo o coordenador pedagógico do Interação, Alessandro Furlaneti, o ciclo vai abordar assuntos que possam ser tema de redação dos grandes vestibulares. “Criamos o ciclo e uma vez por mês vamos convidar professores, doutores e mestres para palestrar sobre alguns temas que possam vir a cair nos vestibulares e no Enem. A palestra é aberta a alunos do Interação e da escola Tito Bassan, que firmamos parceria”, disse.
A professora Ana Paula Cordeiro apresentou uma abordagem crítica sobre o Movimento Escola sem Partido, apresentando os pressupostos e objetivos do movimento. “O movimento ganhou mais visibilidade por conta de uma onda conservadora que ganhou não somente o Brasil mas vários outros países”.
O Movimento Escola sem Partido foi criado em 2004 e seus defensores afirmam ser contra o que chamam de “doutrinação ideológica” nas escolas. 
Segundo a professora, o movimento é formado por membros da sociedade civil ligados a partidos conservadores. Na palestra ela mostra pontos da inconstitucionalidade do movimento. “Ele propõe denúncia aos professores, cerceamento da atuação do professor em sala de aula. Proponho que a gente pense em uma proposta de educação com o diálogo”, disse.
O Ciclo Alternativo de Estudos Interativos vai acontece r todos os meses, sempre na primeira segunda-feira do mês com palestras ou mesas-redondas. O próximo encontro acontece dia 2 de abril no prédio do Colégio Interação.