Santa Casa recepciona médicos aprovados no processo

Os médicos aprovados no processo seletivo do Programa de Residência da Santa Casa de Misericórdia de Marília foram recepcionados em cerimônia realizada neste dia 1º de março, no salão de reuniões do hospital. O provedor da Santa Casa, Milton Tédde, afirmou que o sucesso dos médicos tem reflexo direto no sucesso do hospital. “Damos as boas vindas aos médicos residentes. Temos uma gestão muito séria

Os médicos aprovados no processo seletivo do Programa de Residência da Santa Casa de Misericórdia de Marília foram recepcionados em cerimônia realizada neste dia 1º de março, no salão de reuniões do hospital.
O provedor da Santa Casa, Milton Tédde, afirmou que o sucesso dos médicos tem reflexo direto no sucesso do hospital. “Damos as boas vindas aos médicos residentes. Temos uma gestão muito séria e oferecemos todas as condições de trabalho, com uma equipe de profissionais extremamente competente e equipamentos modernos. A nossa instituição é muito criteriosa em tudo o que faz”.
 “Ninguém nasce sabendo. Passar o conhecimento é de extrema importância na Medicina. Fiz residência médica na Santa Casa e tenho certeza que este aprimoramento será de grande valia para os médicos residentes. Muitas vezes sabemos muito na teoria, mas na prática é diferente”, ressaltou o presidente da Coreme (Comissão de Residência Médica) e diretor clínico da Santa Casa de Marília, Valdeir Fagundes de Queiroz.
A diretora técnica da Santa Casa, Ismênia Torres, destacou algumas ferramentas importantes como o prontuário eletrônico. “Isso é muito importante no que diz respeito ao registro de procedimentos e controle interno de nossas ações. Somos um hospital com dois projetos de gestão de qualidade e estamos inseridos no sistema de Acreditação”. Os cursos do Programa de Residência da Santa Casa são credenciados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica)/MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Dos 80 participantes no processo de seleção, realizado entre o final do ano passado e início deste ano, 11 foram aprovados e estão iniciando as atividades no programa, sendo seis para a Anestesiologia, quatro para a Ortopedia e um para a Cardiologia. Após a apresentação com representantes da direção do hospital, profissionais de diferentes setores promoveram atividade de integração com os médicos residentes, passando a eles informações importantes sobre gestão e desenvolvimento, recursos humanos, programa de humanização, segurança no trabalho, controle de infecção hospitalar e apoio multidisciplinar (fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, entre outras áreas).
Com tradição de mais de 40 anos, os programas de formação de especialistas da Santa Casa atraem médicos graduados de todo o Brasil. Parte destes profissionais tem se estabelecido em Marília e região, contribuindo para o avanço da medicina (ensino, pesquisa e assistência).
A Residência Médica de Anestesiologia tem como coordenador Luiz Antônio de Moraes; de Cardiologia, Eraldo Peloso; de Medicina Intensiva, Hugo Carrasco; e de Ortopedia, Lélio Carli Baptista.