Hemocentro tem certificação renovada

O Hemocentro conseguiu a renovação do ISO 9001. A Fundação Vanzolini, ligada à USP (Universidade de São Paulo), aprovou a manutenção do certificado e implantou a nova certificação. As avaliações foram feitas na semana de 19 a 23 de fevereiro e levaram em conta estrutura, equipamentos, mas também qualidade do material humano. A diretora técnica do Hemocentro, Doralice Marvulle Tan, enfatizou a dedi

O Hemocentro conseguiu a renovação do ISO 9001. A Fundação Vanzolini, ligada à USP (Universidade de São Paulo), aprovou a manutenção do certificado e implantou a nova certificação. As avaliações foram feitas na semana de 19 a 23 de fevereiro e levaram em conta estrutura, equipamentos, mas também qualidade do material humano.
A diretora técnica do Hemocentro, Doralice Marvulle Tan, enfatizou a dedicação de todos os colaboradores na manutenção do certificado e destacou o comprometimento dos integrantes do GGQ (Grupo de Gestão da Qualidade) na conquista.
Após visitas nas unidades da Famema entre os dias 19 a 23 de fevereiro, o auditor da Fundação Vanzolini, Walter Neves Júnior, aprovou as condições auditadas, recomendou a manutenção do certificado da ISO 9001:2008 e a implantação da nova certificação ISO 9001:2015.
“Além dos equipamentos de última geração utilizados no Hemocentro, considero importante destacar o comprometimento e integração das equipes nos processos de gestão, assim como o envolvimento direto da direção em cada um dos processos”, analisou o auditor Walter Neves Júnior.
A ISO 9001:2008 foi conquistada pelo Hemocentro e DRH em dezembro de 2009, após rigorosa avaliação. Antes, em 2007, a certificação ISO 9001:2000 já havia sido obtida pelas unidades, e neste ano, a nova certificação ISO 9001:2015.
A ISO 9001:2015 certifica o Hemocentro através de serviços e áreas como Hemoterapia, Captação de Doadores, Coleta, Agências Transfusionais, Ambulatório de Controle de Hemocomponentes, Patologia Clínica, Onco-hematologia, DRH (Divisão de Recursos Humanos) da Famema e as unidades ligadas ao departamento, como o CCI (Centro de Convivência Infantil) “O Castelinho” e o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). E, a partir desta avaliação, também as UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) do Hospital das Clínicas e do Hospital Materno Infantil.
“Continuaremos dando atenção aos indicadores. Vamos manter o foco nas possibilidades de melhorias. Mais uma vez conseguimos demonstrar a nossa competência e capacidade na realização dos processos”, disse a diretora técnica.

Fundação Vanzolini
A Fundação Carlos Alberto Vanzolini é destaque internacional em temáticas para empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho. Existe desde 1967, por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP.
A instituição consolidou-se como um importante órgão de difusão da Engenharia de Produção, passando a ministrar cursos de especialização para a capacitação de profissionais, em convênio com a Escola Politécnica da USP. E foi além do campo da Educação Continuada, para também crescer em áreas como Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos, tornando-se referência.