Formandas recebem diploma do curso de pedagogia da Unimar

Ontem à noite, no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar), foi realizada a cerimônia de colação de grau para 14 alunas, que receberam o diploma do curso de pedagogia. A 40ª Turma recebeu o nome da professora doutora Miriam Lúcia Ruiz Castilho. Inaiara Bartol Rodrigues foi a patronesse e Antônio dos Reis Lopes Melo foi o paraninfo, ambos também são professores doutores. Coordenador do curso

Ontem à noite, no anfiteatro da Universidade de Marília (Unimar), foi realizada a cerimônia de colação de grau para 14 alunas, que receberam o diploma do curso de pedagogia. A 40ª Turma recebeu o nome da professora doutora Miriam Lúcia Ruiz Castilho. Inaiara Bartol Rodrigues foi a patronesse e Antônio dos Reis Lopes Melo foi o paraninfo, ambos também são professores doutores.
Coordenador do curso de pedagogia, Marcos Nogueira Merchan frisou que o mercado de trabalho sempre está de portas abertas para o bom profissional. “A demanda existe e nossas formandas estão muito bem preparadas, pois adquiriram muita experiência nos estágios em escolas municipais, estaduais e particulares”.
Nogueira ressaltou que o professor transmite muito mais do que conhecimento aos alunos. “É um grande desafio no mundo de hoje, em que os valores estão invertidos, a profissão professor não limita-se apenas a ensinar a ler e a escrever, mas também a portar-se em uma sociedade que se apresenta em constante transformação”.
O curso de pedagogia é um dos mais tradicionais da Unimar e oferece formação profissional aos especialistas e professores da Educação Básica, seguindo as diretrizes da nova LDB, de 1996. “Temos uma equipe de professores altamente qualificados não somente na docência, mas com atuação como diretores de escolas e até coordenadores da educação municipal”, lembrou Marcos Nogueira Merchan.
A duração do curso de pedagogia é de quatro anos. Nesse período os alunos adquirem conhecimento sobre a educação de jovens e adultos (com a possibilidade de atuar no Programa de Alfabetização e Inclusão – PAI), conhecimentos para a formação do professor, que atuará na Educação Infantil (com possibilidade de estagiar na Brinquedoteca) e no Ensino Fundamental.
Também é oferecido conhecimentos específicos a respeito das metodologias de ensino, inclusive para alfabetização e letramento bem como gestão educacional. Abrange a dimensão social, cultural, político-educacional, cultura geral e profissional, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos práticos, contextualizados em situações educacionais.