Ex-aluna da Unesp de Marília concorre com projeto nos EUA

A pesquisadora Cássia Moraes, formada em 2010 no curso de Relações Internacionais da Unesp de Marília, é finalista nos Estados Unidos com seu projeto de pesquisa, em um prêmio que prevê financiamento e implantação com jovens de vários países. Cássia é coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. Em entrevista ao Jornal da Manhã, Cássia Moraes disse que o projeto “Jovens Lídere

A pesquisadora Cássia Moraes, formada em 2010 no curso de Relações Internacionais da Unesp de Marília, é finalista nos Estados Unidos com seu projeto de pesquisa, em um prêmio que prevê financiamento e implantação com jovens de vários países. Cássia é coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. 

 Em entrevista ao Jornal da Manhã, Cássia Moraes disse que o projeto “Jovens Líderes para o Clima” tem como objetivo auxiliar jovens líderes que querem trabalhar com o tema, já que é uma área difícil de ingressar. “É uma oportunidade para esses jovens viajarem, com acompanhamento e conhecendo outros países para entenderem como trabalhar com o clima levando em conta as peculiaridades de cada país.”

Na graduação, Cássia desenvolveu sua pesquisa com orientação do professor Dr. Marcelo Fernandes. Ela explica que a ideia é que os participantes tenham a chance de fazer um trabalho voluntário e projeto pretende inclusive ajudar a ingressar no mercado de trabalho. 

Conforme a descrito no projeto, a iniciativa prevê “uma viagem ao redor do mundo para aprender mais sobre mudanças climáticas em teoria, compreendê-la na prática e trabalhar em projetos práticos com outros jovens. Este primeiro piloto será uma expedição de três meses, onde 20 a 35 pessoas de todo o mundo viajarão juntos para cinco países, conhecendo diferentes desafios relacionados ao clima, das secas no deserto às inundações em áreas tropicais. Em cada destino, os participantes se encontrarão com organizações locais chave, universidades e líderes comunitários”.

O projeto é finalista no concurso do MIT ClimateCoLab e até ontem estava em segundo lugar entre os mais votados. Cássia Moraes apresentou o estudo ao ex-presidente Barack Obama juntamente com 10 jovens líderes brasileiros.  Caso o projeto seja vencedor, terá patrocínio de viagens, interação cultural e bases para pesquisa em vários países além da formação de líderes para as causas ambientais.